2025-4-04
A Divultec celebrou a 16ª edição do seu evento anual com o tema “Inteligência & Cibersegurança em Evolução”. Composto por várias apresentações e partilha de case study, a mesa-redonda que encerrou a tarde contou com os insights da Fortinet, HPE e Palo Alto Networks sobre “Liderar a Evolução Digital: A visão dos Gigantes da tecnologia”
A Quinta da Torre Bella, nas margens do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, foi o cenário escolhido para o evento anual da Divultec, que decorreu esta quinta-feira, e que juntou fabricantes, Parceiros e clientes para uma tarde e noite de partilha de informação, conhecimento, experiências, sempre de olhos postos no valor que as tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e áreas como a cibersegurança podem trazer aos negócios. A edição de 2025, com o mote “Inteligência & Cibersegurança em Evolução”, começou com as boas-vindas em palco de Catarina Araújo, Diretora Comercial e de Marketing e Ricardo Marques, Enterprise Account Manager da Divultec, seguindo-se as primeiras apresentações do dia. Em declarações ao IT Channel, Catarina Araújo revela que o evento, que vai já na sua 16ª edição, começou a ganhar “uma dimensão e impacto interessante” junto dos Parceiros e clientes que aproveitam o momento para ouvir falar das mais recentes tecnologias. “É um momento de networking que acaba por trazer dois pontos: o primeiro é dar uma dimensão daquilo que é a Divultec porque às vezes o cliente não consegue perceber a força e o poder das Parcerias já estruturadas”. Por outro lado, reforça, o objetivo passa por “trazer um tema novo, sobre o qual os clientes ainda não tenham ouvido falar muito, e juntar uma rede para conversarmos sobre tecnologias da informação”. Sobre o tema escolhido para a edição deste ano, Catarina Araújo explica que a ideia não passa, necessariamente “por ser uma necessidade que o cliente já tenha, mas sim uma necessidade que poderá eventualmente sentir mais à frente”. “Nem todos os clientes vão conseguir incorporar neste momento a inteligência artificial. Provavelmente não vão fazer já projetos com inteligência artificial, mas o mote é, precisamente, ouvir falar. Para além disso, acho que ainda é um chavão e, por vezes, nem os clientes têm consciência do que é que isso significa para as suas organizações”, acrescenta a Diretora Comercial e de Marketing. Utilizar a IA para alavancar o negócioO evento foi dividido em vários momentos, entre eles as apresentações dos fabricantes patrocinadores, que aproveitaram a ocasião para apresentar o seu portfólio de soluções que já integram inteligência artificial e que podem revelar-se úteis para projetos e use cases dos clientes, sempre com o objetivo de aportar valor para o negócio. “Seja em marketing, análise e processamento de informação, análise de tendências, há todo um conjunto de ferramentas, muitas baseadas em inteligência artificial, que o cliente pode utilizar para obter informação ou garantir um contributo que lhe permita potenciar muito mais o negócio que desenvolve”, refere também Brás Araújo, Diretor Geral da Divultec. A tarde foi ainda preenchida com a apresentação de seis cases study, partilhados na primeira pessoa por quem acompanhou de perto as necessidades de renovar e garantir uma maior proteção e resiliência das suas organizações. Ainda antes do jantar, e a encerrar a programação da tarde, Fortinet, HPE e Palo Alto Networks participaram numa mesa-redonda com o tema “Liderar a Evolução Digital: A visão dos Gigantes da tecnologia” onde apresentaram tendências e as suas estratégias de negócio alinhadas com a Inteligência Artificial, sem esquecer o fator crucial da cibersegurança. |