2016-4-13
A Cisco está a realizar em Roma o seu Datacenter Partner Conection 2016, um evento orientado para os seus parceiros onde o fabricante está a apresentar a sua visão estratégica a médio prazo
A famosa Cinecittà di Roma foi o cenário eleito para a receção do encontro, que recebeu 500 Parceiros Cisco da EMEA.
A Cisco apresenta-se cada vez mais como um Parceiro de soluções e um integrador de soluções de outros vendors, para o qual precisa de uma nova disponibilidade por parte dos seus resellers como forma de acelarar os negócios. Em declarações ao IT Channel, durante o evento, Denny Trevett, Vice President Global ISV and Technology Partners, explicou que a oferta da Cisco ultrapassa agora a sua própria tecnologia e que o desafio é levar soluções de vários vendors aos Parceiros de Canal, e estabelecer uma rede de negócios e de desenvolvimento colaborativa entre todas as companhias que fizerem parte da sua plataforma. "Já temos o melhor Canal do mundo, o que muda agora é que com a transformação digital vamos necessitar de fazer parcerias com hardware e software vendors independentes e disponibilizadas aos nossos resellers. Mais de 19 por cento dos negócios de digitalização vão incluir estes fabricantes independentes e estamos a trabalhar para que este acesso seja mais fácil para o canal", afirmou Denny Trevett. No evento, esteve em foco a capacidade de diferenciação competitiva da Cisco face à concorrência, que assenta agora numa oferta integrada de soluções, em parte devido às muitas aquisições do passado recente e ao envolvimento de fabricantes independentes especializados dentro do ecossistema que é endereçado pela Cisco. Para Hani Nofai da GBM, o maior Parceiro Cisco no Golfo, está a ocorrer uma transformação do modelo tradicional de um VAR (value-added reseller ):"Estamos mais voltados agora para relações continuadas e mais duradouras com os clientes." Ainda de acordo este VAR,"o que mudou, também, foi o modelo de receita , que passou de um modelo transacional de entrega e configuração para um modelo de serviços suportado por um relacionamento continuado, que vai muito além do que um habitual SLA já faz, atualmente. O VAR passa a ser um garante da solução ao longo do tempo, das suas alterações e adaptações conforme o negócio do cliente evolui".
Reportagem completa sobre o Data center Partner Conection 2016 na edição de maio do IT Channel. |