A Cionet reuniu mais de três dezenas de participantes na Nova School of Business and Economics, em Lisboa, num evento subordinado ao tema da mobilidade e que contou com as intervenções de Fernando Albuquerque, Director de Sistemas e Tecnologia na RTP, José Silveira, Applications Manager da Liberty Seguros, André Gil, Managing Partner da Bliss Applications e António Félix, Remote Channels Manager no ActivoBank.
O objectivo era debater a mobilidade na vertente tecnológica, de experiência de cliente, segurança, conteúdos e modelos, além de processos de negócio. Entre as principais conclusões potenciadas pelo encontro, destaque para o facto de muitas organizações ainda encararem a mobilidade como “a existência de mais um dispositivo”, havendo desafios para integrar a mobility com Big Data e Cloud. Paulo Guedes do BES afirmou acreditar que o verdadeiro potencial de rentabilização da mobilidade está na conjugação destes pilares. “Estamos ainda numa fase de aprendizagem no que toca à mobilidade”, afirma, “o big data vai revolucionar a experiência de cliente no mobile”.
Entre os demais tópicos debatidos, destaque ainda para o facto de algumas empresas verificarem já um maior volume transacional no mobile que no online e com ciclos de utilização também mais largos, como é o caso do ActivoBank. Desafios como uma maior exigência com tempos de resposta, uma menor complacência do utilizador com autenticações complexas e até expectativas diferentes por parte de utilizadores Android ou iOS relativamente à forma de interação e experiência, foram algumas das necessidades enunciadas pelos vários interlocutores das empresas.
Por fim, foi ainda abordada a influência da mobilidade no desenvolvimento de cidades inteligentes. Projetos de gestão de estacionamento ou gestão de filas em serviços públicos que já se encontram em desenvolvimento, ou mesmo a domótica, foram abordados como exemplos de um caminho a ser percorrido com o recurso à mobilidade. |