Rui Damião em 2023-6-01
O IT Channel organizou, esta quinta-feira, o Channel Meetings, um encontro de leitores para debater o presente e o futuro do Canal de Parceiros
Marta Quaresma Ferreira (à esquerda), Jornalista do IT Channel, e Jorge Bento (à direita), Diretor do IT Channel, no palco do Channel Meetings
Lisboa recebeu, esta quinta-feira, o Channel Meetings, o evento do IT Channel para os seus leitores e Parceiros para debater o presente e o futuro do Canal, quais as alterações dos mercados e como ultrapassar os meus desafios que se colocam. O dia começou com a apresentação de Jorge Bento, diretor do IT Channel, e de Marta Quaresma Ferreira, jornalista da mesma publicação, onde foram mostrados os resultados do Channel Survey, o inquérito que o IT Channel realizou junto dos seus leitores em abril. Entre as conclusões este estudo – que poderá ler na íntegra na próxima edição do IT Channel – destacam-se que a maioria (48%) das empresas de Canal em Portugal têm entre um e nove colaboradores e que se definem como integrador (31%) ou Managed Services (25%). “A maior parte dos integradores e MSP olham para o primeiro trimestre de forma positiva, com o volume de vendas a crescer”, explicou Marta Quaresma Ferreira. Para o futuro, a maioria dos MSP, integradores e VAR acredita que as suas vendas em 2023 vão crescer entre 5% a 10%. Os retalhistas e revendedores mostram-se menos otimistas em relação às suas perspetivas para este ano. “A liquidez dos clientes continua a ser um problema” para todos os inquiridos, independentemente do tipo de negócio onde se encontram. Nos retalhistas e revendedores, o índice de confiança – que conta com pontos como “liquidez de clientes”, “novos clientes” ou “rentabilidade” – é negativo em comparação com 2022. Canal 5.0Miguel Saldanha, da HP, apresentou o tema “Canal 5.0 – Transformação Obrigatória”. O Canal está a sofrer por uma transformação inevitável, até porque vivemos “numa era de transformação”. Assim, são vários os aspetos que o Canal e os Parceiros – assim como os fabricantes – têm de ter em atenção. “O Canal tem de assumir a sua própria transformação”, diz Miguel Saldanha, explicando que essa transformação começa no cliente que se depara com novas realidades. Assim, é preciso que os Parceiros conheçam a realidade dos clientes, até porque o mundo mudou. Outro ponto deste ‘Canal 5.0’ é a transformação digital, onde Miguel Saldanha diz que é necessário que os Parceiros transformem a sua própria organização e aplicar o seu know-how internamente. “É fácil ouvir e absorver o que nos diz os clientes e procurar adaptar uma solução” que vá de acordo com as suas necessidades. Assim, é preciso que o Parceiro seja um consultor de cliente, para lhe dar uma solução diferenciadora que lhe permite ganhar no futuro. HP, TD Synnex, Alcatel-Lucent Enterprise, Arcserve, Check Point, Extreme Networks, Fujitsu, LG, Schneider Electric, Cisco, TendersTool e Westcon são Parceiros do Channel Meetings 2023. Leia a reportagem completa do Channel Meetings na edição 98 (junho) do IT Channel. |