2016-1-08

VENUE

CES 2016: Lenovo vê oportunidade de crescimento no mercado dos PCs

O CEO da Lenovo disse em Las Vegas que o mercado de PCs é atrativo para o fabricante, esperando para breve um ciclo de renovação dos dispositivos

CES 2016: Lenovo vê oportunidade de crescimento no mercado dos PCs

Os dados e as previsões das vendas de PCs não são em nada sintomáticas da situação atualmente vivida pela Lenovo nesta área. Segundo revelou o CEO da empresa, Yang Yuanqing, no CES, o fabricante está a alavancar a sua consolidação na indústria pelo facto de alguns players estarem a abandoná-la. “Ficámos com a sua quota de mercado”.

O responsável disse mesmo que os PCs são um “indústria muito atrativa” e que vê um ciclo de renovação dos equipamentos no horizonte, por muitos terem mais de cinco anos.

A Intel já havia indicado, em novembro do ano passado, que existem mais de mil milhões de PCs com mais de três anos e que metade destes tinham entre quatro a cinco anos.

Yang apontou ainda que esta é uma indústria “com mais de 300 milhões de unidades vendidas por ano” e que vale em torno de 200 mil milhões de dólares. O objetivo da Lenovo é ter um market share de 30 por cento em PCs.

Para tal, pretende impulsionar este ciclo de substituição com o desenvolvimento de PCs mais produtivos e com o suporte direto da Cloud, para que cada equipamento se adapte melhor ao seu utilizador. “Temos que trabalhar com a Microsoft no Office 365 e podemos fazê-lo com a Salesforce em CRM. Este tipo de Clouds têm que estar conectadas aos dispositivos e esta será a estratégia da Lenovo: cada dispositivo estará ligado a uma determinada Cloud, indepentemente de ser um PC, um tablet ou um smartphone", indicou.

Motorola, enquanto marca, deixará de existir

No CES, o fabricante revelou ainda que o nome Motorola será progressivamente eliminado. É o início do fim da Motorola enquanto marca, adquirida pela Lenovo à Google em 2014. A linha “Moto” e o logotipo com o “M” permanecerão, no entanto, numa gama de smartphones premium a serem lançados, segmento onde o fabricante não se tem concentrado tanto. As linhas de smartphones low cost de entrada de gama terão a designação Vibe.

A Motorola continuará, porém, a ser uma divisão dentro da Lenovo.

ARTIGOS RELACIONADOS

CES 2016: Lenovo revela o Yoga 900s, o convertível mais fino do mercado
HARD

CES 2016: Lenovo revela o Yoga 900s, o convertível mais fino do mercado

LER MAIS

CES 2016: Lenovo amplia gama ThinkPad X1
HARD

CES 2016: Lenovo amplia gama ThinkPad X1

LER MAIS

Lenovo quer liderar no mercado português em todas as frentes
HARD

Lenovo quer liderar no mercado português em todas as frentes

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

V-Valley: “Precisamos de acelerar tecnologicamente para nos posicionarmos a nível global”
VENUE

V-Valley: “Precisamos de acelerar tecnologicamente para nos posicionarmos a nível global”

LER MAIS

explora Lisboa, o evento da TD SYNNEX que quer “gerar um impacto verdadeiramente positivo no mercado português”
VENUE

explora Lisboa, o evento da TD SYNNEX que quer “gerar um impacto verdadeiramente positivo no mercado português”

LER MAIS

Canon: “a nossa ambição é clara: crescer”
VENUE

Canon: “a nossa ambição é clara: crescer”

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.