2016-1-22

VENUE

Centromarca e Universidade Católica debatem o potencial do e-Commerce

A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca – e a Católica Lisbon School of Business & Economics juntaram-se num evento subordinado ao tema do negócio digital e do potencial deste no grande consumo.

Centromarca e Universidade Católica debatem o potencial do e-Commerce

A Conferência, intitulada “Do Convencional ao Digital: e-Commerce no FMCG mostra-se cruel para os retardatários” contou com a presença de empresários e profissionais que desempenham um papel ativo na gestão de plataformas de e-Commerce e na defesa e valorização das marcas para a partilha de ideias sobre a importância do comércio eletrónico no universo dos bens de grande consumo.

“Os últimos meses têm revelado o verdadeiro potencial do comércio eletrónico no segmento FMCG. Embora ainda represente uma parcela menor do mercado global, o respetivo crescimento, apenas em 2014, ultrapassou os 28 por cento, de acordo com dados da Kantar, que foram hoje aqui apresentados”, refere Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca.

“O e-commerce é uma ferramenta essencial neste mercado. Permite aos retalhistas uma nova porta de interacção junto dos consumidores, alargando as possibilidades de contacto e fomentando a multicanalidade. Para os fornecedores e especialmente para as empresas nacionais dos sectores do grande consumo, a via digital oferece alternativas para fazer chegar os seus produtos aos consumidores e potencia a penetração em mercados externos, mais facilmente do que aconteceria pela via convencional”, acrescenta Rita Coelho do Vale, docente da Católica Lisbon School of Business & Economics.

O evento teve como principal foco a reflexão sobre o impacto do comércio eletrónico na valorização das marcas, especificamente no segmento do grande consumo. O painel “Deleting the ‘E’ from e-Commerce: o imperativo da omnicanalidade na valorização das marcas” apresentou as estratégias digitais de players de vários setores de atividade e a sua importância na criação de valor para os consumidores e para a sociedade em geral.

“O segmento FMCG digital é muito promissor. Os clientes realizam atos de compra duas a três vezes mais vultuosos que no formato offline e demonstram uma lealdade mais de três vezes superior à do retalho convencional. Daí a urgência deste tema: o mercado FMCG digital é demasiado cruel para os retardatários”, conclui Pedro Pimentel.

O painel “Regulação, Territorialidade e Propriedade Intelectual: ainda existem fronteiras para as marcas?” abordou ainda a importância de defender as marcas e de construir uma cultura de marca no país que potencie o crescimento económico e a competitividade das empresas.

A Centromarca tem tentado sempre manter um papel ativo realçar a importância de promover a lealdade concorrencial e a equidade no mercado, assim como a construção de uma cultura e valorização do capital de Marca em Portugal. Neste contexto, o comércio eletrónico constitui um elemento crucial para a valorização das marcas e para uma maior aproximação destas aos consumidores.

ARTIGOS RELACIONADOS

Universidade Católica prepara formação em Transformação Digital
VENUE

Universidade Católica prepara formação em Transformação Digital

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Sage Iberia Partner Kickoff: Uma aposta no crescimento do ecossistema de Parceiros
VENUE

Sage Iberia Partner Kickoff: Uma aposta no crescimento do ecossistema de Parceiros

LER MAIS

Web Summit 2024: O caminho regulatório da IA na Europa
VENUE

Web Summit 2024: O caminho regulatório da IA na Europa

LER MAIS

Web Summit 2024: A cooperação é a chave do sucesso para as cidades do amanhã
VENUE

Web Summit 2024: A cooperação é a chave do sucesso para as cidades do amanhã

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.