Rui Damião em 2025-3-26
Canon juntou os Parceiros em Lisboa para apresentar a estratégia para a área de impressão em Portugal
Miguel Campos, Iberian Sales Director da Canon, durante o Primavera Print Fest da Canon
A Canon juntou os seus Parceiros no seu Primavera Print Fest num espaço em Lisboa para fazer o kick off de 2025. Miguel Campos, Iberian Sales Director da Canon, foi o primeiro a subir ao palco e partilhou que até 8% das vendas da empresa são investidos em investigação e desenvolvimento todos os anos, sendo considerada uma das mais inovadoras em todo o mundo. Com 330 subsidiárias a nível mundial em 2023, contava com mais de 169 mil colaboradores em todo o mundo. No entanto, para além da marca Canon, a empresa conta com outras organizações no grupo, como a Axis, a NTware, DelftDI ou a Milestone. “2024 foi um ano de transformação”, indica Miguel Campos. “Foi em 2024 que criámos uma equipa de printing e a criar novas dinâmicas”. Segundo a visão da Context, mercado europeu de impressão desceu 5,2% e Portugal também registou um decréscimo (3,2%). Para 2025, no entanto, o “cenário será mais positivo”. A Canon tem como objetivo crescer 10% em consumíveis de jato de tinta, 50% em continuous ink, 40% em laser e que 45% das vendas de impressão sejam através de B2B. “A nossa ambição é clara: crescer”, afirma. “O potencial de negócio existe” e a Canon quer colaborar continuamente com os Parceiros através de uma confiança mútua e objetivos comuns. B2B como um dos pilaresRaquel Santos, Iberian Marketing Director ITCG da Canon, também participou no evento e explicou que a empresa quer ter uma “conexão com as necessidades dos nossos utilizadores”. O B2C e a impressão de fotografias são dois dos pilares estratégicos na área de impressão. O outro pilar é o B2B. Na área do B2B, a estratégia de marketing passa pela comunicação de proposta de valor para Small Office Home Office (SOHO) e PME, campanhas unificadas e um modelo de comunicação 360º. Para a Canon, a InkJet é parte da proposta de business printing e o Canal de IT é um canal de marketing para melhorar a quota de Canon business e melhorar o negócio de business ink para revendedores de IT. Para SOHO e PME, a mensagem pela Parceria – “queremos ser um Parceiro de impressão som soluções, serviços e apoio” –, pela qualidade – “rigor e qualidade na impressão criando uma ligação emocional mais intensa com as imagens” – e pela produtividade – “ajudando os negócios a terem uma eficácia muito maior com as nossas impressoras”. Retalho e distribuiçãoGonçalo Porfírio e Mónica de Carvalho, também da Canon, focaram-se no retalho e na distribuição. Gonçalo Porfírio, e abordando o tema do retalho, o objetivo é “aumentar o sell-out” através da informação detalhada à loja e ter gamas adequadas a cada Parceiro. Outro ponto onde a Canon vai apostar durante 2025 é na visibilidade online e offline através de merchandising, assim como fornecer formação. Assim, o objetivo é ganhar quota de mercado, implementar o Pixma Print Plan, aumentar o preço médio para melhorar a rentabilidade. Focando-se na distribuição, Mónica de Carvalho diz que o objetivo passa pela relação de proximidade com os distribuidores e crescer no mercado de PME. Ao mesmo tempo, a Canon procura acrescentar valor ao negócio e “restabelecer dinâmicas com Parcerias top”. A estratégia B2B passa por uma comunicação direta entre a Canon e os revendedores, dar propostas de valor aos MPS e, também, através do desenvolvimento de mercados verticais com campanhas direcionadas, formação e incentivos para as equipas de vendas e uma maior disponibilidade de stock. Prémios para os ParceirosNo final do evento, a Canon entregou, ainda, os prémios para os Parceiros, os Kyosei Awards 2024. A Rádio Popular, a Staples e a Worten receberam os prémios referentes ao retalho. Do lado da distribuição, a Canon entregou os Kyosei Awards 2024 à Also, à CPCdi, à Databox e à TD Synnex. Por fim, a Canon também entregou o Prémio Carreira ao Engenheiro Oliveira Daniel, da CPCdi. |