Rui Damião em 2025-3-26

VENUE

Canon: “a nossa ambição é clara: crescer”

Canon juntou os Parceiros em Lisboa para apresentar a estratégia para a área de impressão em Portugal

Canon: “a nossa ambição é clara: crescer”

Miguel Campos, Iberian Sales Director da Canon, durante o Primavera Print Fest da Canon

A Canon juntou os seus Parceiros no seu Primavera Print Fest num espaço em Lisboa para fazer o kick off de 2025. Miguel Campos, Iberian Sales Director da Canon, foi o primeiro a subir ao palco e partilhou que até 8% das vendas da empresa são investidos em investigação e desenvolvimento todos os anos, sendo considerada uma das mais inovadoras em todo o mundo.

Com 330 subsidiárias a nível mundial em 2023, contava com mais de 169 mil colaboradores em todo o mundo. No entanto, para além da marca Canon, a empresa conta com outras organizações no grupo, como a Axis, a NTware, DelftDI ou a Milestone.

2024 foi um ano de transformação”, indica Miguel Campos. “Foi em 2024 que criámos uma equipa de printing e a criar novas dinâmicas”. Segundo a visão da Context, mercado europeu de impressão desceu 5,2% e Portugal também registou um decréscimo (3,2%). Para 2025, no entanto, o “cenário será mais positivo”. A Canon tem como objetivo crescer 10% em consumíveis de jato de tinta, 50% em continuous ink, 40% em laser e que 45% das vendas de impressão sejam através de B2B.

A nossa ambição é clara: crescer”, afirma. “O potencial de negócio existe” e a Canon quer colaborar continuamente com os Parceiros através de uma confiança mútua e objetivos comuns.

B2B como um dos pilares

Raquel Santos, Iberian Marketing Director ITCG da Canon, também participou no evento e explicou que a empresa quer ter uma “conexão com as necessidades dos nossos utilizadores”. O B2C e a impressão de fotografias são dois dos pilares estratégicos na área de impressão. O outro pilar é o B2B.

Na área do B2B, a estratégia de marketing passa pela comunicação de proposta de valor para Small Office Home Office (SOHO) e PME, campanhas unificadas e um modelo de comunicação 360º. Para a Canon, a InkJet é parte da proposta de business printing e o Canal de IT é um canal de marketing para melhorar a quota de Canon business e melhorar o negócio de business ink para revendedores de IT.

Para SOHO e PME, a mensagem pela Parceria – “queremos ser um Parceiro de impressão som soluções, serviços e apoio” –, pela qualidade – “rigor e qualidade na impressão criando uma ligação emocional mais intensa com as imagens” – e pela produtividade – “ajudando os negócios a terem uma eficácia muito maior com as nossas impressoras”.

Retalho e distribuição

Gonçalo Porfírio e Mónica de Carvalho, também da Canon, focaram-se no retalho e na distribuição. Gonçalo Porfírio, e abordando o tema do retalho, o objetivo é “aumentar o sell-out” através da informação detalhada à loja e ter gamas adequadas a cada Parceiro.

Outro ponto onde a Canon vai apostar durante 2025 é na visibilidade online e offline através de merchandising, assim como fornecer formação. Assim, o objetivo é ganhar quota de mercado, implementar o Pixma Print Plan, aumentar o preço médio para melhorar a rentabilidade.

Focando-se na distribuição, Mónica de Carvalho diz que o objetivo passa pela relação de proximidade com os distribuidores e crescer no mercado de PME. Ao mesmo tempo, a Canon procura acrescentar valor ao negócio e “restabelecer dinâmicas com Parcerias top”.

A estratégia B2B passa por uma comunicação direta entre a Canon e os revendedores, dar propostas de valor aos MPS e, também, através do desenvolvimento de mercados verticais com campanhas direcionadas, formação e incentivos para as equipas de vendas e uma maior disponibilidade de stock.

Prémios para os Parceiros

No final do evento, a Canon entregou, ainda, os prémios para os Parceiros, os Kyosei Awards 2024. A Rádio Popular, a Staples e a Worten receberam os prémios referentes ao retalho. Do lado da distribuição, a Canon entregou os Kyosei Awards 2024 à Also, à CPCdi, à Databox e à TD Synnex. Por fim, a Canon também entregou o Prémio Carreira ao Engenheiro Oliveira Daniel, da CPCdi.

ARTIGOS RELACIONADOS

Canon nomeia novo presidente para a Canon EMEA
BIZ

Canon nomeia novo presidente para a Canon EMEA

LER MAIS

Canon lança nova impressora multifunções
HARD

Canon lança nova impressora multifunções

LER MAIS

Canon lança nova impressora fotográfica portátil
HARD

Canon lança nova impressora fotográfica portátil

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Experiência e networking: Tech Business Summit volta a reunir gestores e líderes de inovação de PME em Portugal
VENUE

Experiência e networking: Tech Business Summit volta a reunir gestores e líderes de inovação de PME em Portugal

LER MAIS

TD Synnex reúne Parceiros no primeiro evento Explora em Portugal
VENUE

TD Synnex reúne Parceiros no primeiro evento Explora em Portugal

LER MAIS

Bitdefender reúne Parceiros em Lisboa
VENUE

Bitdefender reúne Parceiros em Lisboa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.