2017-11-08
Cèdric Doignie, VP da Arrow ECS EMEA, explicou ao IT Channel a nova estratégia da empresa, do sensor até à Analítica
Cèdric Doignie, VP da Arrow ECS EMEA
O distribuidor de valor acrescentado que nasceu da distribuição de componentes eletrónicos afirma estar na melhor posição para fornecer soluções numa visão holística da IoT, que vai desde os componentes básicos, que são os sensores, passando pelas redes, computação, segurança, armazenamento até às plataformas analíticas. IT Channel – Por que a Arrow priorizou a IoT? Cèdric Doignie - A Arrow é a única empresa que tem todo o stack da IoT nas suas variadas layers, por isso o que estamos a fazer é a reunir todas as nossas competências que estão dispersas. A implementação de um projeto de IoT é normalmente muito longa e envolve muitas especialidades e Parceiros diferentes. O que propomos é reduzir este tempo e ultrapassar as provas de conceito iniciais criando soluções que estão pré testadas. Para isso estamos a desenvolver soluções por mercados verticais, como por exemplo os asset management em clientes industriais. São soluções totais desde o sensor à analítica. Claro que cada cliente é um caso, mas o framework está feito e testado. ITC – As Smart cities são um mercado prioritário? CD – É o nosso segundo alvo, logo a seguir à indústria. Não queremos dispersar muito nesta fase inicial, por isso escolhemos esses dois verticais que já estão em marcha, seguem-se os transportes e os serviços de Saúde. ITC – E como vão envolver a vossa comunidade de Parceiros? CD – Temos na IoT um papel importantíssimo porque provavelmente nenhum dos nossos Parceiros individualmente pode responder per si a um desafio tão vasto como este. Temos de ser um hub que agrega Parceiros com várias competências diferentes e aqui temos de ser orquestradores. Mas também temos de ajudar a venda e, com estes use cases que já temos, podemos ensinar o Parceiro a demonstrar ao seu cliente como a IoT pode trazer benefícios quantificáveis. A IoT pode ser uma easy sell, mas é preciso demonstrar ao cliente os ganhos reais que ele terá. Esse é um papel fundamental que temos junto dos Parceiros; não é só provar que temos as competências tecnológicas, é ajuda-los a contruir os Bussiness Cases: Quais são os drivers-chave económicos? Onde estão os benefícios para os clientes? Como se quantificam? É também desta forma que a Arrow pode ajudar os Parceiros a terem sucesso juntos dos seus clientes. |