Rui Damião em 2021-11-18
A Lenovo reorganizou-se internamente e fez questão de explicar ao Canal de Parceiros, através dos jornalistas especializados, como é que essa reorganização vai ajudar os Parceiros
A Lenovo aproveitou a edição de 2021 do Canalys Foruns EMEA para reunir virtualmente os jornalistas europeus e partilhar algumas informações sobre como está o seu Canal no território habitualmente conhecido como EMEA. Fiona O’Brien, Chief Channel Officer EMEA da Lenovo (na fotografia à direita), partilhou que, em Barcelona, onde decorreu o Canalys Foruns EMEA 2021 no início de outubro, esteve em contacto com os Parceiros Lenovo para partilhar ao Canal o novo Programa e a nova estrutura da organização. ReorganizaçãoO’Brien explicou que, no início do ano fiscal, a Lenovo “aproveitou a oportunidade” para se reorganizar e reestabelecer-se em três áreas de negócio: a divisão IDG, de dispositivos, a área ISG, de infraestrutura, e a “recentemente criada área de software e serviços”. “Entre todos eles”, diz, “temos o que chamamos da nossa organização internacional de vendas”. Neste sentido, a Lenovo nomeou, pela primeira vez, um Global Channel Leader, Pascal Bourguet. “Nunca tínhamos tido um líder de Canal global, mesmo sendo uma organização virada para o Canal e com uma muito forte relação com o Canal nas nossas vendas”, explicou Fiona O’Brien. Uma das razões que levou a Lenovo a dar este passo foi, refere, ter uma estrutura global que pudesse levar a mais sinergias entre as várias áreas de negócio e ofertas de produto e, ao mesmo tempo, permitir um maior investimento, em termos de enablement, ao seu Canal. Abordagem mundial com toque localApesar desta abordagem mundial, com a nomeação de Pascal Bourget, Fiona O’Brien indica que a Lenovo vai continuar a ter “um toque local muito forte”, até porque “as decisões ainda são tomadas onde o cliente e o Parceiro estão”. Assim, “as equipas locais continuam a ser críticas” para a empresa. O’Brien esclarece, ainda, que uma das coisas que a Lenovo fez foi criar uma abordagem de Canal única para levar aos Parceiros uma única equipa que contem a área de PC e de infraestrutura. No entanto, diz, isso “não significa necessariamente uma cara para o Parceiro”, mas sim que a Lenovo vai aumentar as sinergias das várias áreas de negócio, ao mesmo tempo que “valoriza e reconhece a necessidade de especialização”. “Ao juntar as equipas”, continua, “trazemos o melhor dos dois mundos. Trazemos o conhecimento, a experiência e a especialização, mas também aumentamos as relações”. Ecossistema de CanalUma das novidades da Lenovo é o Lenovo 360, um ecossistema de engagement com o Canal. Esta abordagem assenta em alguns pilares. Um dos elementos do Lenovo 360 são os programas. “Olhando para o nosso stack em como podemos melhorar a maneira como os Parceiros de negócio vendem todo o portfólio de produtos, mas também olhar para as dores dos clientes e entregar soluções” que melhor se adequem às suas necessidades. Um outro ponto do Programa da Lenovo para os Parceiros, são as ferramentas. “Na Lenovo, na EMEA, temos uma história de inovação no que concerne o ambiente que criamos dos nossos Parceiros. Valorizamos há muito tempo a eficiência dos ciclos de venda e trazemos muitas ferramentas de inovação e digitalização na jornada do Canal”, refere O’Brien. Compromisso com o CanalFiona O’Brien afirmou, por fim, que, durante o evento, referiu vários compromissos da Lenovo para com o seu Canal, nomeadamente investimento no número de pessoas que vão auxiliar os Parceiros de negócio, tanto em termos de vendas, como na área técnica e de suporte.
O IT Channel é Media Partner exclusivo para Portugal do Canalys Foruns EMEA 2021. |