2023-11-20
Vários Parceiros passaram pelo palco do primeiro evento do ALSO Group em Portugal. Canal continua a ser “a chave para responder às necessidades dos clientes”
A Quinta dos Barões, em Vila Nova de Gaia, serviu de cenário ao ALSO Channel+Visions 2023, o primeiro evento do ALSO Group em Portugal, que contou com mais de 500 participantes e 32 marcas para um dia de partilhas e networking. Com o mote ‘Leading the Way’, Anabela Correia, Chief Costumer Officer ALSO Portugal e Tanja Stetter, Senior Market Analyst do ALSO Group e especialista de Canal, deram o pontapé de saída do evento com uma análise às tendências e desafios do Canal, que se tem mostrado resiliente, apesar da volatilidade e da incerteza que marcam a atualidade. No contexto do mercado português, a previsão aponta para gastos em TIC, em 2023, de 9,5 mil milhões de euros, com um crescimento essencial nas soluções cloud. As áreas de plataform- as-a-Service (PaaS) e de infrastructure- -as-a-Service (IaaS) terão oportunidades de crescimento, com uma perspetiva de 16 mil milhões de euros de gastos em IT em 2026. Para os Parceiros, reforçou Tanja Stetter, o atual panorama é de um ecossistema de Parcerias, com os Parceiros de Canal a apresentarem uma boa resiliência financeira, com capacidade para criarem valor e diferenciação através de especializações e serviços. Tanja Stetter reitera que “o Canal será mesmo a chave para responder às necessidades dos clientes”. Soluções, tendências e insights dos Parceiros Sophos, HP, Intel, Samsung, Lenovo e MicrosoftAo longo da tarde foram vários os Parceiros Also que passaram pelo palco do ALSO Channel Tends+Visions 2023. Pedro Mello deu a conhecer as soluções disponibilizadas pela Sophos para a área da cibersegurança. O Channel Account Executive da Sophos Portugal defendeu que a cibersegurança tornou-se demasidado complexa, movendo-se mais rápido do que a maior parte das organizações. Com o aumento das ameaças e das suas complexidades, a Sophos tem procurado oferecer aos clientes ferramentas que estejam já adaptadas a estas atuais ameaças. “Na nossa ótica a solução é entregarmos cibersegurança como um serviço: cybersecurity-as-a-Service”. Este conceito, explicou Pedro Mello, “é uma solução holística que junta pessoas, especialistas, com processos comprovados”. “Temos um serviço de deteção e resposta compatível com as ferramentas dos nossos Parceiros e compatível com as infraestruturas de segurança dos nossos clientes”, acrescentou o Channel Account Executive, que deu ainda a conhecer a solução de portfólio da Sophos, o Managed Detection and Response (MDR) – desenhado para VAR, MSP e MSSP. Seguiu-se a apresentação de Nuno Cotrim, Partner Business Manager HP, com o foco na iniciativa ‘Go Beyond’, que terá em conta não só uma perspetiva ecológica, mas também a equidade digital e a questão dos direitos humanos. “Esta iniciativa significa que, tendo um impacto positivo no planeta, tem de ter [um impacto positivo] nas pessoas”. A tecnologia, frisou Nuno Cotrim, tem de ser “competitiva”, mas é fundamental perceber “quem é que está a fazer, quem é que a produziu e de que forma é que ela chega ao cliente”. Artur Bar, Intel Technologies and Sales Trainer for EMEA distributors and partners, levou até ao palco do ALSO Channel+Visions 2023 uma visão do impacto e da contribuição da organização para o atual contexto tecnológico em que vivemos. Nos últimos 50 anos, a marca foi responsável por criar ou influenciar, por exemplo, a criação de microprocessadores. Atualmente, o investimento passa por novas fábricas que garantam uma resposta à procura crescente prevista para os próximos 20 anos. Para além das fábricas nos EUA, o investimento da marca passa por fábricas na União Europeia, em segmentos de mercado como redes 5G, servidores e infraestrutura de clientes, Internet of Things, edge computing, entre outras. “A Intel tem uma vantagem no mercado ao nível das capacidades e experiências em diversos aspetos como data centers, sustentabilidade, que se tornou num fator cada vez mais importante, especialmente no mercado de servidores”, frisou Artur Bar. Pedro Miguel Fernandes, Head of Sales, retail & B2B Channel da Samsung, apresentou algumas das tendências de mercado. De acordo com um estudo da IDC apresentado em palco, os critérios que mais contribuem para uma procura de equipamentos são a segurança, a capacidade do equipamento e as características do mesmo. Do ponto de vista operacional, a qualidade do hardware, a facilidade de utilização e a interação com outras aplicações estão entre os principais critérios tidos em conta. Os equipamentos Fold e os enterprise Editions são gamas específicas pensadas para a área empresarial, que permitem aos Parceiros “apresentarem uma proposta de valor diferenciadora” aos clientes. Rui Gouveia, Responsável Canal da Lenovo, apresentou a visão e a estratégia da marca, que passa por incorporar inteligência em toda a tecnologia que faz, melhorando a qualidade de vida dos seus utilizadores. A marca aposta em cinco pilares de investimento da área: digital workplace, com o investimento de novos materiais/ formatos, melhoria de autonomia; edge e inteligência artificial, com um olhar sobre a segurança; hybrid cloud, que procura fazer a ponte entre cloud pública e cloud privada; e sustentabilidade. Para o Canal, a estratégia passa por dotar os Parceiros “do portfólio mais completo do mercado”, com dispositivos, tablets, smartphones, sem esquecer a parte de data center e de colaboração. Na sua apresentação, Abel Aguiar, Executive Director & Board Member, Partner Channel Microsoft, defendeu que a IA generativa pode ser uma das soluções para libertar os colaboradores de tarefas de baixo valor acrescentado, oferecendo a possibilidade aos trabalhadores de se concentrarem na estratégia daquilo que é importante. “O paradigma tecnológico mudou”, reiterou o Partner Channel da Microsoft, que relembrou a capacidade que os fabricantes de hardware tiveram de trazer para cima da mesa “algo diferente”. De forma a interagirmos de forma fácil com a máquina, colocando a máquina a fazer aquilo que queremos, é necessário compreender três dimensões: a criação de um conjunto de aplicações – designada copilot – que funciona como uma infusão da IA generativa dentro da suite de aplicações da Microsoft; fornecer produtos e serviços aos Parceiros para que construam aplicações para os clientes finais; e fazê-lo de forma segura e transparente. A tarde do ALSO CTV ficou marcada por uma agenda paralela, que contou com os insights da Manage Engine, a apresentação do ALSO Cloud Marketplace, assim como com apresentações mais extensas por parte dos Parceiros Diamond do evento: Microsoft, HP, Intel, Samsung e Lenovo. Uma outra visão do trabalhoNuma era em que o trabalho colaborativo ganhou novas dimensões, Andres Mendoza, Technical Manager da Manage Engine, enalteceu a necessidade de as empresas deixarem de ser vistas como organizações verticais para passarem a ser organizações mais horizontais, onde coexiste o trabalho colaborativo entre várias equipas. Para além da experiência dos clientes, as organizações necessitam de direcionar igualmente o seu foco para as ferramentas e processos utilizados pelos colaboradores, não só para aqueles que trabalham presencialmente, mas também para os trabalhadores remotos/em regime híbrido, com especial atenção para a cibersegurança. A Manage Engine apresenta uma solução geral para toda a organização, nomeadamente um framework que tenha na sua base a força e o espaço de trabalho, numa “versão unificada de gestão end-to-end”, assegurando a experiência em todos os meios digitais. Also cloud marketplaceAndré Dias, Coordenador da equipa da ALSO Cloud Marketplace para a ALSO Portugal, plataforma para transacionar, gerir e faturar licenças cloud disponibilizadas pela ALSO Portugal. O portfólio conta com várias marcas, entre elas a Microsoft, a Adobe e a Acronis, que marcaram presença no palco do ALSO Channel+Visions 2023. Michael Teniz, Group Lead Microsoft para a ALSO Internacional, subiu a palco para apresentar as ofertas da Microsoft ao nível do ALSO Cloud Marketplace. Christian Engrob, Group Lead Adobe na ALSO, introduziu o conceito de VIP Marketplace, um framework “completamente novo” dentro do conceito do ALSO Cloud Marketplace. O conceito não introduz alterações ao nível dos produtos e dos preços dos mesmos. No entanto, as alterações introduzidas não são pensadas numa ótica de cliente final, mas sim de Parceiro de Canal.
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