2016-2-17
Mais de 90 Parceiros marcaram presença no Partner Day da ALE, que se realizou ontem, dia 16, no Museu do Oriente, em Lisboa, para ficar a conhecer a nova estratégia da empresa para o mercado após a aquisição por parte da chinesa Huaxin.
(Fotografia: ALE)
A ALE, empresa que opera com a marca Alcatel-Lucent Enterprise nos seus produtos, foi adquirida em outubro de 2014 pela Huaxin, empresa chinesa, e tem agora um novo posicionamento no mercado, que passa por uma evolução do seu próprio modelo de negócio – mais do que um fornecedor de hardware, pretende afirmar-se com um provider de soluções de Cloud e mobilidade, não apenas na área da comunicações (PBX/UC) mas também na de networking, que inclui nova oferta para data center. Foi esta a mensagem que os Parceiros levaram do Partner Day realizado pela empresa, em Lisboa, que decorreu sob o mote “Own it!”. “Num momento em que a dinâmica dos clientes de comunicações empresariais muda constantemente, os utilizadores são mais exigentes e as decisões das empresas são mais focadas em modelos de serviço pagos por utilização, o ALE Partner Day 2016 serviu para mostrar aos parceiros, a nossa estratégia de longo prazo, e para expor, compartilhar e trocar conhecimentos tecnológicos e comerciais precisos para desenvolver uma experiência conectada pessoal aos utilizadores que pressuponha um resultado de negócio tangível para as pequenas, médias e grandes empresas”, indica Pedro Dias, country manager da ALE. A ALE prevê que, em 2017, as comunicações na Cloud, as a service, representem já 60 por cento do mercado e que quase duas em cada três empresas implementem soluções híbridas (on-premises e Cloud). A empresa acredita, ainda, que o network on-demand é uma tendência que chegará em breve ao mercado a todo o vapor, uma vez que permite endereçar as necessidades específicas de diversos setores, como a hotelaria, por exemplo. Possibilita, ainda, que os Parceiros disponibilizem uma nova forma de consumo da rede aos clientes finais, suportadas por OPEX e que oferecem maior rentabilidade. Foi ainda apresentado o novo programa Value 4 Partners, um projeto para a evolução do EPP (programa de Canal da ALE), direcionado para os Parceiros de Canal que vendem soluções de voz, comunicações unificadas, redes e Cloud. Foi especificamente criado para oferecer às empresas resultados comerciais tangíveis e uma experiência de conectividade personalizada. A iniciativa V4P tem três grandes objetivos: reduzir significativamente o custo total de parceria através da automatização e simplificação; aumentar as receitas dos Parceiros com recurso às soluções Alcatel-Lucent Enterprise através de novas oportunidades e aumento da taxa de adoção por parte dos clientes; promover um coinvestimento no processo de transformação conjunto através de formação, automação e investimentos em go-to-market. Jean Clovis Pichon, diretor-geral para Espanha e Portugal da ALE, entende que “o panorama das comunicações empresariais está em rápida mutação. É crítico que os parceiros portugueses contribuam para a nossa estratégia, visão e direções-chave no que concerne ao mercado local mas também mundial, pela caraterística early adopter que Portugal tem. São parceiros muito ativos na exploração das nossas soluções e criação de ad-ons enriquecedores à oferta que queremos potenciar”. Na sua próxima edição, em março, o IT Channel publica uma entrevista exclusiva com Jean-Clovis Pichon e Marco Pasculli, VP Channel Sales SEMEA, onde ambos os responsáveis revelam a nova estratégia da ALE para o mercado e o papel dos Parceiros no seu novo posicionamento. |