2015-8-27

CLOUD

Só um quarto das empresas têm uma estratégia de Cloud madura

Segundo um estudo da IDC e da Cisco, só 25% das empresas implementaram estratégias de Cloud avançadas, apesar da maioria já utilizar a ‘nuvem’

Só um quarto das empresas têm uma estratégia de Cloud madura

O estudo “Não fique para trás: as vantagens empresariais de uma maior adoção à Cloud”, realizado pela IDC e patrocinado pela Cisco, revela que embora quase seis em cada 10 organizações (57%) já utilizem a Cloud ou planeiem implementá-la em alguma das suas formas, apenas 25% alcançou um certo nível maturidade e apenas uma em cada cem tem uma estratégia otimizada. No entanto, metade das empresas (53%) esperam que a Cloud ajude a aumentar as receitas nos próximos dois anos.

O estudo diz ainda que a Cloud está a entrar na sua segunda vaga de adoção, convertendo-se numa plataforma-chave de crescimento e inovação, com as empresas a deixarem de se centrar apenas na redução de custos e no cumprimento de Acordos de Nível de Serviço (SLAs). Desta forma, 54% dos inquiridos afirmaram esperar que a Cloud os ajude a definir o orçamento de TI de uma forma mais estratégica nos próximos dois anos.

Segundo o estudo, a evolução na curva da adoção implica melhores resultados empresariais. As vantagens aumentam à medida que se passa de uma etapa de maturidade para outra. Por exemplo, passar do nível de menor maturidade (ad hoc) ao de maior maturidade (otimizado) permitirá aumentar as receitas em 10,4%, reduzir os custos em 77%, acelerar o aprovisionamento de serviços e aplicações em 99% e duplicar a capacidade de investimento em novos projetos para impulsionar a inovação.

O relatório fala também de uma preponderância das Clouds privadas e híbridas e dos setores que estão a obter os maiores benefícios. Assim, a Cloud privada é adotada com mais frequência do que a pública: 44% dos inquiridos já utilizam ou têm prevista a utilização da Cloud privada, face aos 37% que já utilizam a Cloud pública. A Cloud privada e a utilização do software de código aberto (como o OpenStack) associam-se a maior valor de negócio e a melhores resultados empresariais.

Também a utilização da Cloud híbrida está a crescer: 64% das organizações consultadas fazem-no, apoiando-se na mobilidade para as cargas de trabalho (48%) ou na combinação de recursos de TI públicos/privados (50%), que são as principais caraterísticas da Cloud híbrida. Sete em cada 10 organizações pretendem migrar dados entre Clouds públicas e privadas (ou entre múltiplos fornecedores de Cloud) para o qual se exigem funcionalidades avançadas de segurança e controlo.

Por setores, os Serviços Profissionais, a Tecnologia e os Transportes, as Comunicações e as Utilities (TCU) esperam maior impacto nos resultados de negócio, ao passo que o setor de Retalho/Vendas espera o menor impacto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Investimentos em infraestrutura cloud deverão crescer 26% este ano
CLOUD

Investimentos em infraestrutura cloud deverão crescer 26% este ano

LER MAIS

Cloud híbrida é mais segura e ágil, dizem os decisores de TI
CLOUD

Cloud híbrida é mais segura e ágil, dizem os decisores de TI

LER MAIS

Privacidade na Cloud: 72% dos CIOs querem um sistema híbrido
CLOUD

Privacidade na Cloud: 72% dos CIOs querem um sistema híbrido

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.