Eduardo Penedos, Systems Engineers Manager Iberia | Nutanix em 2019-4-16

CLOUD

Advertorial

Os três pilares da hiperconvergência dos Data Centers

Um aspeto relevante é a capacidade de crescer com as necessidades. Este fator é catalizador na introdução da inovação tecnológica

Os três pilares da hiperconvergência dos Data Centers

O principal valor da hiper-convergência está assente em três pilares:

  1. Simplicidade. No modo como a tecnologia e os serviços são consumidos e operados, o que já é apontado como chave para o desenvolvimento de grandes diferenças nos recursos humanos, necessários para gerir todo o ciclo de vida da infraestrutura nos data centers que hoje são os mais caros e os mais escassos. 
  2. Escalabilidade. No caso da Nutanix, por exemplo, temos clientes que possuem vários milhares de nós no cluster Nutanix; é impossível construir uma nuvem pública ou privada sem a capacidade de escalar de um modo simples e previsível. 
  3. Ponto central e único de consumo. Gestão completa através de um interface (portal) de consumo de toda a infraestrutura. Desta forma, é possível ter serviços hiperescaláveis e consumi-los de um modo simples. 

 

Portanto, as diferenças entre as soluções são tremendas e baseiam-se nesses 3 pilares: escalabilidade, simplicidade e interface único. Existem aplicações, além disso, que exigem esse tipo de arquitetura hiperconvergente. A Nutanix, suporta e está certificada inclusive para aplicações empresariais como SAP e SAP Hana. 

Algumas das empresas com as quais trabalhamos, por exemplo, têm clientes com 70.000 desktops virtuais; isto é algo que não suporta nenhuma outra solução hiperconvergente no mercado. Temos uma escalabilidade linear real. 

Outro grande valor é que somos capazes de suportar qualquer ambiente, com diferentes fabricantes de hardware e hipervisores. E isso será fundamental no desenvolvimento de nuvens hiper-escalares e hiper-simples de utilizar. 

Há uma tendência incontrolável no mercado tecnológico, cada vez mais crescente, de “miniaturização”: os elementos de computação são cada vez menores e, num sistema hiperconvergente, eles encaixam-se em grandes quantidades de armazenamento e núcleos de computação; habitação que costumava precisar de grandes sistemas. 

Trata-se, portanto, de falar sobre novas formas de infraestrutura e mentalidade empresarial; nem mesmo da tecnologia concreta da Nutanix. 

A Nutanix chega ao mercado para facilitar as empresas a construir uma nuvem numa altura em que já existia a cloud pública. O compromisso da Nutanix, é ser independente do hardware, virtualização e cloud pública o que permite aos nossos clientes construir a sua estratégia de cloud híbrida e multi-cloud. 

A Nutanix também é independente do fabricante de equipamentos de rede dispondo para isso de parcerias com os principais fabricantes como a Arista, Big Switch, Cumulus Networking, Juniper, Mellanox entre muitos outros. Estas parcerias permitem uma completa automatização da rede bem como a interconexão entre data centers e serviços de cloud publica. 

Existem muitos clientes para os quais a arquitetura tradicional trouxe, ao longo dos anos, muitos problemas relacionados, por exemplo, com recursos de computação, performance ou armazenamento. Trata- se do design da infraestrutura: ao integrar armazenamento, segurança, rede e computação, muitos desses problemas desaparecem, pois a infraestrutura não ficará saturada. 

Os nossos clientes podem crescer em número de nós, mas também com nós distintos que permitem que o crescimento seja feito mais em armazenamento ou mais em computação conforme as necessidades reais. 

Outro aspeto relevante é a capacidade de crescer com as necessidades. Este fator é catalizador na introdução da inovação tecnológica. Numa arquitetura de 3 níveis, os clientes habituaram-se a comprar a tecnologia a 3 ou 5 anos. Isto hipoteca a capacidade de o cliente ter acesso às inovações disponíveis. 

Assim à medida que o cliente adquire novos nós, e porque a nossa solução permite este tipo de crescimento, na seguinte aquisição o cliente pode ter pelo mesmo valor de investimento acesso a melhor e mais inovador hardware. 

Isso não acontece nos modelos típicos de aquisição de arquitetura de 3 níveis. A Nutanix é uma empresa de software e por isso todas as inovações são entregues aos nossos clientes de um modo instantâneo e sem necessidades de projetos para implementações de software. O upgrade é realizado de um modo transparente e não disruptivo para os nossos clientes. 

À semelhança dos serviços cloud os consumidores não têm que efetuar upgrades nem updates de firmware. Na nossa plataforma retiramos esses problemas aos nossos clientes. 

Para concluir, convém referir que além da solução core de modernização dos data center dos nossos clientes, a Nutanix dispõe também de soluções que operam no mesmo modelo cloud para serviços avançados de storage como NAS(File) e Object Storage e Block bem como serviços de Container as a Service com Kubernetes e Serviço de Bases de Dados como um serviço para Oracle, SQL Server, Postgres, MariaDB e MySql.

 

Conteúdo co-produzido por MediaNext para a Nutanix.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutanix apresenta nova oferta de SaaS para gestão da cloud
CLOUD

Nutanix apresenta nova oferta de SaaS para gestão da cloud

LER MAIS

Nutanix Enterprise Cloud – Na linha da frente da transformação do data center
A FUNDO

Nutanix Enterprise Cloud – Na linha da frente da transformação do data center

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Axis anuncia novos serviços de armazenamento de edge e cloud
CLOUD

Axis anuncia novos serviços de armazenamento de edge e cloud

LER MAIS

Arrow Electronics lança novo Programa de cloud para Parceiros de Canal
CLOUD

Arrow Electronics lança novo Programa de cloud para Parceiros de Canal

LER MAIS

Gastos globais em cloud pública devem atingir 723 mil milhões de dólares em 2025
CLOUD

Gastos globais em cloud pública devem atingir 723 mil milhões de dólares em 2025

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.