2024-12-04

CLOUD

Mercado de serviços de cloud pública na EMEA deverá ultrapassar os 415 mil milhões de dólares em 2028

Em 2024 o valor deverá ser de 203 milhões de dólares. Adoção da inteligência artificial generativa é um dos fatores que justifica o crescimento

Mercado de serviços de cloud pública na EMEA deverá ultrapassar os 415 mil milhões de dólares em 2028

O mercado de serviços de cloud pública na EMEA deverá atingir os 203 mil milhões de dólares de receitas em 2024. Os dados constam do último Worldwide Semiannual Public Cloud Services Tracker da IDC, que acompanha mais de 850 empresas de serviços de cloud em 49 países.

As previsões para o mercado e região, que inclui Infrastructure-as-a-Service (IaaS), Platform-as-a-Service (PaaS) e Software-as-a-Service (SaaS), apontam para 415,1 mil milhões de dólares em 2028, com um crescimento anual composto de 20% para o período de 2023 a 2028.

O SaaS, que inclui aplicações e software de sistema de infraestrutura, continua a ser a maior categoria de implementação na cloud. A previsão para o final de 2024 aponta para que represente 64,4% do mercado total de serviços de cloud pública.

De acordo com a IDC, o aumento da procura neste mercado deveu-se, sobretudo, ao aumento da adoção da inteligência artificial, em particular inteligência artificial generativa, combinada com os investimentos em data centers cloud pelos fornecedores mundiais de serviços cloud na EMEA.

Com o investimento nas infraestruturas e plataformas já pensadas e preparadas para IA, as empresas vão continuar a ter necessidade de incorporar mais recursos e funcionalidades nos seus portfólios, o que abre caminho ao crescimento dos mercados de Infrastructure-as-a-Service e Platform-as-a-Service e, consequentemente à adoção destes serviços por toda a região EMEA.

“À medida que as empresas adotam o GenAI para obter uma vantagem competitiva, a necessidade de infraestrutura escalável continua a aumentar”, afirma Manish Ranjan, research director de software e cloud na IDC EMEA. Com o aumento da procura, os “recursos de computação de alto desempenho, como GPU e outros computadores acelerados, são essenciais para executar cargas de trabalho de IA/GenAI. Os providers de serviços de cloud pública estão a transformar-se no principal ponto de entrada, oferecendo a infraestrutura necessária para apoiar as iniciativas da GenAI sem investimentos iniciais significativos”, acrescenta Manish Ranjan.

A Europa Ocidental domina o mercado da EMEA, representando mais de 80% das suas receitas, seguida do Médio Oriente e África (MEA) e da Europa Central e Oriental (CEE). A Alemanha, o Reino Unido, a França e a Itália continuam a ser os principais destinos dos investimentos na cloud. No entanto, os hyperscalers como a Google, a AWS, a Microsoft e a Oracle, estão a expandir-se na Finlândia, Grécia, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica, Áustria e Espanha, impulsionando a adoção de cloud em toda a Europa. Do mesmo modo, a MEA, a sub-região de crescimento mais rápido para a IaaS, é um ponto de acesso para os providers globais de serviços de computação em cloud, com a AWS, a Microsoft, a Google, a Oracle e a Alibaba a estabelecerem regiões de computação em cloud na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos, na África do Sul, no Qatar e no Barém, e a planearem expansões no Kuwait, em Marrocos, no Quénia e noutros mercados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gastos globais em cloud pública devem atingir 723 mil milhões de dólares em 2025
CLOUD

Gastos globais em cloud pública devem atingir 723 mil milhões de dólares em 2025

LER MAIS

Gastos mundiais com serviços de cloud pública deverá duplicar
CLOUD

Gastos mundiais com serviços de cloud pública deverá duplicar

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.