2020-12-25
A IDC antecipa que o crescimento global da UC&C será impulsionado por clientes de empresas que se focam em soluções de voz, vídeo, mensagens e colaboração baseadas na cloud
De acordo com os últimos dados publicados pela IDC, no terceiro trimestre de 2020, o mercado global de comunicações e colaboração unificada (UC&C) registou um crescimento homólogo de 26,7% e um aumento trimestral de 6,6% para 12,3 mil milhões de euros. Especificamente, o segmento de soluções de colaboração (incluindo software e serviços de videoconferência em cloud) aumentou 46,7% em termos homólogos e 5,3% em comparação com o trimestre anterior, para quase 5,8 mil milhões em receitas, e um aumento de 37,8% por ano. Já o segmento de comunicações unificadas como serviço (UCaaS) também teve um bom desempenho e cresceu 23,3% ao ano e 8,3% sequencialmente atingindo quase 4,3 mil milhões em receitas. Os segmentos de sistemas de videoconferência empresarial (terminais e infraestruturas de vídeo) e sistemas de vídeo tradicionais baseados em salas diminuíram 2,3% em comparação com o ano anterior e em 6,9% trimestralmente. Enquanto terminais de vídeo e equipamentos de infraestruturas de vídeo para salas de reuniões mais pequenas registaram um crescimento positivo no trimestre com um forte crescimento de dois dígitos das receitas dos telefones IP, registou-se uma diminuição de 32,9% em comparação com o mesmo trimestre do ano. À medida que algumas organizações passam da fase de crise para a fase de recuperação pandemia, espera-se que o crescimento global da UC&C seja impulsionado por clientes de empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado, que estarão especialmente interessados em soluções de voz, vídeo, mensagens e colaboração baseadas na nuvem, para impulsionar iniciativas como projetos de transformação digital e locais de trabalho híbridos. O aumento das receitas nestes segmentos no terceiro trimestre parece confirmar-se. "Em 2021 esperamos que os números de crescimento positivo continuem nestes segmentos chave da UC&C, embora a taxas um pouco mais modestas". Vantagens da telefonia em cloud |