2014-7-17

CLOUD

Internet of Things: Google e Samsung unem-se para criar protocolo wireless

A Google e a Samsung encabeçam um grupo de empresas empenhadas em uniformizar a Internet of Things (IoT). O Thread Group pretende desenvolver um novo protocolo wireless para acelerar as conexões machine to machine.

Internet of Things: Google e Samsung unem-se para criar protocolo wireless

O Thread pretende uniformizar as comunicações M2M recorrendo à tecnologia IPv6 e 6LowPAN.

O Thread Group conta com os pesos “pesados” Google e Samsung, entre outras empresas, e pretende desenvolver um novo protocolo IP baseado em wireless, o Thread, com o objectivo de permitir que os dispositivos se conectem em rede de uma forma mais aberta, segura e com baixa potência. De acordo com a edição online do Business Insider, uma vez que este protocolo recorre à tecnologia IPv6 e 6LowPAN, os protocolos e aplicações já existentes poderão funcionar sobre a rede Thread. O Nest, da Google – termoestato inteligente que a empresa adquiriu em Janeiro por 3,2 biliões de dólares e que a empresa acredita que irá liderar a forma como os dispositivos domésticos se conectam entre si – já recorre à rede Thread para comunicar com alarmes em caso de fumo ou de monóxido de carbono, por exemplo.
Apesar de já existirem diversos protocolos no mercado, a verdade é que todos dispõem de diferentes standards, o que dificulta a conexão universal de dispositivos. O Thread pretende por isso ser uma solução para os problemas que ainda existem com estas múltiplas redes e que têm desacelerado o desenvolvido da IoT, de acordo com o grupo – ausência de interoperabilidade, incapacidade de suportar comunicações IPv6 e elevadas exigências de potência.

Recomendado pelos leitores

Mercado de serviços de cloud pública na EMEA deverá ultrapassar os 415 mil milhões de dólares em 2028
CLOUD

Mercado de serviços de cloud pública na EMEA deverá ultrapassar os 415 mil milhões de dólares em 2028

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.