2023-11-22
A AWS lidera o mercado, com uma participação estável de 31%. A procura por soluções de IA está, segundo a Canalys, a compensar o impacto da redução dos gastos com IT
Os gastos globais com serviços de infraestrutura cloud registaram um aumento de 16% ano a no e atingiram os 73,5 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2023. A Amazon Web Services, o Microsoft Azure e a Google Cloud foram os três principais provedores de cloud no período em análise. Juntos, cresceram 20% e representam 65% dos gastos totais. De acordo com a Canalys, o crescimento no terceiro trimestre permaneceu consistente relativamente ao trimestre anterior, com um abrandamento no impacto dos cortes de gastos corporativos com IT neste mercado. A AWS continua a liderar o mercado de serviços de infraestrutura cloud, com uma participação de mercado estável de 31% no terceiro trimestre, registando um crescimento de 12%, em linha com o trimestre anterior. Os esforços da organização concentraram-se, sobretudo, em cortar custos e aumentar a eficiência, o que resultou em melhorias substanciais de lucros. O Microsoft Azure surge em segundo lugar neste mercado, com uma participação de 25%. A taxa de crescimento foi de 29%, em comparação com o período homólogo de 2022. Registou um aumento de 18% na carteira de pedidos cloud, que atingiu os 212 mil milhões de dólares no terceiro trimestre deste ano. A fechar o top 3 está a Google Cloud, com uma participação de mercado de 10% no período em análise, após ter crescido 24% ano a ano. Esta é a primeira vez que a taxa de crescimento da Google Cloud ficou abaixo da do Microsoft Azure nos últimos três anos. Em causa está o impacto tardio das medidas de redução de custos de IT das empresas. O papel da IA no CanalA inteligência artificial está a contribuir para que o mercado de cloud esteja mais resiliente. A procura por soluções de IA está, de acordo com a Canalys, a compensar o impacto da redução dos gastos com IT, uma vez que as organizações estão a começar a investir em computação na cloud para apoiar estratégias de inteligência artificial. As discussões sobre a inteligência artificial generativa deverão ser o centro da discussão no próximo ano, em especial para impulsionar o crescimento do Canal. AWS e Microsoft lançaram recentemente os seus programas de Parceiros, com foco em IA, e a Google Cloud apresentou também a Generative AI Partner Iniciative. Alex Smith, vice-presidente da Canalys, considera que “os grandes players de cloud e os seus Parceiros podem aproveitar esta oportunidade de crescimento exponencial, identificando clientes com apetite por soluções de IA, ao mesmo tempo que fortalecem os seus recursos de IA e oferecem portfólios abrangentes de produtos e serviços relacionados com IA para compreender as necessidades em evolução”. |