2024-2-26

CLOUD

Gastos com serviços de cloud deverão aumentar 20% em 2024

Canalys estima que os gastos mundiais em serviços de infraestrutura cloud vão voltar a aumentar durante o ano de 2024, já depois de o mercado ter crescido 18% em 2023

Gastos com serviços de cloud deverão aumentar 20% em 2024

As despesas mundiais com serviços de infraestrutura na cloud cresceram 19% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, tendo atingindo os 78,1 mil milhões de dólares, um aumento de 12,3 mil milhões de dólares. Para todo o ano de 2023, os gastos totais com serviços de infraestrutura na cloud cresceram 18%, para 290,4 mil milhões de dólares, acima dos 247,1 mil milhões de dólares em 2022. Para 2024, a Canalys espera que os gastos globais com serviços de infraestrutura na cloud aumentem 20%.

A influência da otimização do IT das empresas no mercado de serviços de cloud está a diminuir, com mais clientes a expandir os seus compromissos com hyperscalers em antecipação de maiores necessidades de consumo. Os esforços de migração para a cloud estão a aumentar novamente, juntamente com um aumento na nova procura, particularmente na adoção generalizada de aplicações de IA.

Os hyperscalers estão a aumentar constantemente os investimentos em IA generativa, esperando que o aproveitamento das suas capacidades leve a novas oportunidades no consumo na cloud.

No último trimestre de 2023, os três principais fornecedores de cloud – AWS, Microsoft Azure e Google Cloud – cresceram 21% e representam 66% das despesas totais no mercado. Também no último trimestre, a Microsoft Azure e a Google Cloud assistiram a um crescimento das receitas. A Microsoft em concreto, registou um crescimento de 30% e continua a diminuir a distância para a AWS, líder do mercado.

A AWS tem sido mais lenta do que os seus principais concorrentes em termos de avanços em IA, o que pode explicar a razão do seu crescimento não estar a acelerar tão rapidamente quanto o Azure e a Google Cloud”, explicou, em comunicado, Yi Zhang, analista da Canalys. “A integração da IA generativa em produtos de software convencionais está a acelerar, conduzindo potencialmente a uma comercialização mais rápida de aplicações de IA generativa. A Google introduziu recentemente o seu Large Language Model Gemini em aplicações do Workspace, como Gmail e Docs. Ao mesmo tempo, a Microsoft lançou o Copilot para o Microsoft 365 em novembro passado, incorporando a sua plataforma generativa de IA no Word, Excel e outras aplicações de escritório”.

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