2024-1-16

CLOUD

Gastos com infraestrutura de cloud pública lideram gastos gerais com infraestrutura empresarial

Os gastos com infraestrutura em cloud continuam a superar o segmento não-cloud no terceiro trimestre de 2023, com um crescimento de 2,9% ano após ano

Gastos com infraestrutura de cloud pública lideram gastos gerais com infraestrutura empresarial

De acordo com a IDC, os gastos com infraestrutura em cloud continuaram a superar o segmento não-cloud no terceiro trimestre de 2023, com a queda do último de 8,2% para 14,9 mil milhões de dólares. Os gastos com produtos de infraestrutura de computação e armazenamento para implantações em cloud, incluindo ambientes de TI dedicados e partilhados, aumentaram 2,9% ano após ano neste período para 25,4 mil milhões de dólares.

O segmento de infraestrutura em cloud sofreu um declínio na procura unitária de 23,9%, com um aumento nos preços médios de venda relacionado a vendas de servidores GPU superiores ao normal para hyperscalers, segundo o Worldwide Quarterly Enterprise Infrastructure Tracker: Buyer and Cloud Deployment.

“Os gastos com infraestrutura em cloud continuam a mudar para configurações robustas com o objetivo de lidar com cargas de trabalho mais complexas e apoiar novas iniciativas de IA”, disse Juan Pablo Seminara, diretor de investigação da Worldwide Enterprise Infrastructure Trackers. “Embora permaneça alguma cautela face aos desafios económicos e sociopolíticos que se avizinham, as perspetivas de gastos para 2024 são muito positivas, com o crescimento centrado na expectativa de que os gastos baseados na cloud irão recuperar a um ritmo de dois dígitos ao longo do ano”.

Os gastos com infraestrutura de cloud partilhada (pública) totalizaram 18,5 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 7,2% em comparação com o ano anterior. Esta categoria continua a aglomerar a parcela maior de gastos comparativamente a implantações dedicadas e gastos fora da cloud, correspondendo a 45,9% do gasto total em infraestrutura neste período. Por sua vez, o segmento de infraestrutura em cloud dedicada (privada) diminuiu 7,2% ano após ano no terceiro trimestre, com 6,9 mil milhões.

As previsões da IDC para 2023 projetam um crescimento de 9,7% dos gastos com infraestrutura em cloud em comparação com o ano anterior, devendo atingir 100,6 mil milhões de dólares em 2024. Espera-se que a infraestrutura de cloud partilhada cresça 13,9% ano após ano para 72,2 mil milhões no ano inteiro. Já os gastos com infraestrutura de cloud dedicada permanecerão estáveis, com um crescimento de 0,3% em 2023, e atingir 28,3 mil milhões no ano inteiro.

No terceiro trimestre, os fornecedores de serviços – que incluem fornecedores de serviços em cloud, fornecedores de serviços digitais, fornecedores de serviços de comunicações, hyperscalers e MSP – gastaram 24,9 mil milhões de dólares em infraestrutura de computação e armazenamento, mais 1,7% em relação ao ano anterior, o que representa 61,7% do mercado total.

Por sua vez, verificou-se um declínio de 6,3% ano após ano dos gastos dos fornecedores de não-serviços, como empresas e o governo, para 15,4 mil milhões de dólares. A IDC prevê que os gastos com computação e armazenamento dos fornecedores de serviços atingirão 98,5 mil milhões de dólares em 2023, crescendo 8,3% ano após ano.

Além disto, verificou-se uma queda dos gastos com infraestrutura em cloud em várias regiões: Canadá (-26,7% ano após ano); Europa Central e Oriental (-20,8%); Europa Ocidental (-15,4%); Médio Oriente e África (-2%); e América Latina (0,7%).

Em contraste, as regiões que registaram um aumento dos gastos com cloud ano após ano no terceiro trimestre foram o Japão (16%), a China (15,5%), a região Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China – 10%) e os Estados Unidos (0,9%).

A longo prazo, a IDC prevê que os gastos globais com infraestrutura em cloud registarão uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10,6% durante o período de previsão 2022-2027, chegando a 152 mil milhões em 2027. Isto representará 68,8% do gasto total com infraestrutura de computação e armazenamento.

Em particular, os gastos com infraestrutura de cloud partilhada representarão 70,5% do gasto total com cloud em 2027, crescendo a uma CAGR de 11,1% e atingindo 107,1 mil milhões. Já os gastos com infraestrutura de cloud dedicada registarão um crescimento CAGR de 9,7%, para 44,9 mil milhões. 

Por sua vez, os gastos com infraestruturas não-cloud permanecerão estáveis com uma CAGR de 1,6%, atingindo 68,9 mil milhões de dólares em 2027.

No que diz respeito aos gastos dos fornecedores de serviços em infraestruturas de computação e armazenamento, a IDC prevê um crescimento a uma CAGR de 10,4%, totalizando 148,9 mil milhões de dólares em 2027.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gastos mundiais com soberania da cloud deverão ultrapassar os 258 mil milhões de dólares em 2027
CLOUD

Gastos mundiais com soberania da cloud deverão ultrapassar os 258 mil milhões de dólares em 2027

LER MAIS

Hybrid Cloud e Multicloud: o melhor dos dois mundos
A FUNDO

Hybrid Cloud e Multicloud: o melhor dos dois mundos

LER MAIS

Cloud pública cresce 19,2% no primeiro semestre de 2023
CLOUD

Cloud pública cresce 19,2% no primeiro semestre de 2023

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Axis anuncia novos serviços de armazenamento de edge e cloud
CLOUD

Axis anuncia novos serviços de armazenamento de edge e cloud

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.