2016-4-13

CLOUD

Gastos com cloud deverão aumentar 18,9 por cento em 2016

As previsões são lançadas pela IDC, que estima que os investimentos totais relacionados com infraestruturas de TI (servidores, armazenamento, switches de Ethernet) de implementação em ambientes de cloud cresçam cerca de 18,9 por cento já em 2016, alcançando 38,2 mil milhões de dólares

Gastos com cloud deverão aumentar 18,9 por cento em 2016

Paralelamente, os gastos de TI em infraestruturas de ambiente não-cloud vão sofrer um decréscimo de 4 por cento durante este ano, embora continuem a representar a maior parcela de despesas de utilizadores finais (62,8 por cento).

A IDC estima que as infraestruturas de cloud privada cresçam 11,1 por cento ano após ano, representando 13,9 mil milhões de dólares, gerados a partir de ambientes de cloud privada on-premises. Os gastos em ambientes de cloud pública deverão crescer 14,1 por cento em 2016, alcançando 24,4 mil milhões de dólares.

Do ponto de vista geográfico, os investimentos nas infraestruturas de TI em cloud estão previstos crescer em todas as regiões. O crescimento será mais significativo na cloud pública, face à cloud privada, uma vez que, segundo a IDC, os fornecedores de cloud continuarão a expandir o seu portfólio e o alcance de clientes.

Em relação ao panorama global, os investimentos totais em infraestruturas de TI cloud irão dividir-se entre os switches de Ethernet, que lidera com 26,8 por cento, enquanto os gastos em servidores e armazenamento deverão crescer 12,4 e 11,3 por cento, respetivamente.

Previsões para 2020

A IDC estima que os gastos em infraestruturas de TI para ambientes cloud cresçam a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 12,5 por cento, alcançando os 57,8 mil milhões de dólares em 2020. Esta fatia deverá representar 47,9 por cento dos gastos totais das empresas com infraestruturas de TI.

Os ambientes não-cloud irão sofrer uma descida a uma taxa composta anual de 1,3 por cento durante o mesmo período.

Os investimentos em cloud pública e privada de TI irão verificar CAGRs de 13,8 e 10,2 por cento, respetivamente. Em 2020, a IDC espera que os prestadores de serviços gastem 37,5 mil milhões de dólares em infraestruturas de TI para entregar serviços de cloud pública, enquanto os gastos com infraestruturas em cloud privada de TI chegará aos 20,3 mil milhões de dólares.


"Para a maioria das organizações privadas e públicas, o IT não é o seu negócio principal, mas sim uma forma de facilitar os seus negócios e operações principais", refere Natalya Yezhkova, diretora de pesquisa, sistemas de armazenamento. "A expansão de ofertas de cloud cria novas oportunidades para estas empresas  concentrarem os esforços em competências essenciais, aproveitando a flexibilidade de serviços baseados em IT".

TAGS

IDC cloud IT

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado português das TI deverá crescer 2,6 por cento em 2016, segundo a IDC
BIZ

Mercado português das TI deverá crescer 2,6 por cento em 2016, segundo a IDC

LER MAIS

Portugal: Após 5 anos negativos, IDC prevê recuperação nas TI já em 2015
VENUE

Portugal: Após 5 anos negativos, IDC prevê recuperação nas TI já em 2015

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.