2022-11-23
O estudo identificou oportunidades de crescimento na adoção de serviços de cloud no ecossistema de Parceiros da Microsoft. Parceria traz benefícios económicos e ajuda as organizações a obterem maior valor através de co-selling, co-inovação e desenvolvimento da propriedade intelectual
A Cloud tem vindo a crescer e não existem sinais que indiquem qualquer abrandamento, principalmente nesta que é uma fase de aceleração e transformação digital nas empresas. Prova disso são os resultados de um estudo encomendado pela Microsoft à IDC realizado em 15 países, incluindo Portugal, onde são identificadas oportunidades de crescimento na adoção de serviços de Cloud no ecossistema de Parceiros da Microsoft. O estudo estima que, entre 2021 e 2026, o valor para o crescimento anual composto de gastos em software só na Europa seja superior a 10%. Já o crescimento da cloud pública está estimado em 22%, com os gastos a ultrapassar os 1,1 mil milhões de euros, por ano, até 2026, só em Portugal. As despesas com tecnologias da informação deverão ultrapassar os 6,7 mil milhões de euros. Impacto económico nos ParceirosRelativamente ao investimento, o estudo indica que os Parceiros dispostos a investir mais na sua relação com a Microsoft conseguem também obter maiores benefícios económicos, mesmo perante tempos incertos como aquele que estamos a experienciar: por cada 0,98 euros (um dólar) que vendem na Europa, os Parceiros da Microsoft ganham em média 6,43 euros (6,70 dólares), um valor superior à média global – 5,86 euros. Apesar das diferentes atividades gerarem lucros distintos, o ecossistema de Parceiros da Microsoft consegue ter um crescimento maior ao apoiar as empresas a obterem maior valor através de co-selling, co-inovação e desenvolvimento da propriedade intelectual. “Estes resultados são particularmente importantes no cenário europeu onde a paisagem de Parceiros da Microsoft é altamente diversificada, com uma mistura de Parceiros estabelecidos e emergentes centrados em áreas ou atividades específicas”, afirma Stuart Wilson, Senior Research Director, EMEA Partnering Ecosystems da IDC, que defende ainda que esta base de Parceiros está “a encontrar novas formas de trabalhar em conjunto através da colaboração Parceiro-a-Parceiro dentro do ecossistema mais vasto”. Envolvimento = Melhores resultados económicosQuanto maior e mais profundo for o nível de envolvimento dos Parceiros, melhores serão os resultados económicos. Quando comparados, os Parceiros com 75% das receitas das atividades relacionadas com a Microsoft têm maior rentabilidade, assim como 30% de margem bruta média, ao contrário dos Parceiros com receitas mais baixas ligadas à Microsoft, cuja margem bruta média foi de 14%. Em termos de crescimento, os Parceiros Microsoft na Europa tiveram um crescimento de 18% de receitas nos seus negócios em 2021. Em 2022 este valor foi de 20%, com os Parceiros no Sul da Europa a destacarem-se como os mais otimistas – 89% esperam um crescimento das receitas. Os países do Belenux e em França preveem um crescimento de 88% e os países nórdicos 87%. “Os nossos Parceiros são os agentes de mudança que permitem aos clientes desbloquear mais valor nos seus esforços de transformação digital, ajudando a contribuir para o crescimento económico e progresso social”, considera Mauro Xavier, Diretor Geral da Partner Solution na Europa Ocidental da Microsoft. Microsoft Cloud Partner ProgramLançado recentemente, o Microsoft Cloud Partner Program é mais uma solução para a tecnológica ajudar os Parceiros a desenvolverem o seu negócio sempre com o foco na Cloud. O Microsoft Cloud Partner Program pretende ajudar os Parceiros na hora de venderem as suas soluções e serviços, oferecendo um portfólio que inclui tecnologia Microsoft como o Azure Core, Modern Work, Dados & IA e Business Applications, entre outras ofertas personalizadas e criadas especificamente para as necessidades do Parceiro. O estudo concluiu que os Parceiros mais bem-sucedidos se comprometeram com estas ofertas da Microsoft, uma oportunidade que permite desenvolver abordagens que acrescentam valor aos clientes. |