2024-8-22
Nos próximos anos, o mercado de software empresarial deverá passar por uma transformação significativa, impulsionada pelo crescimento acelerado dos marketplaces de cloud operados por gigantes como AWS, Microsoft e Google Cloud
De acordo com a Canalys, as vendas por meio de marketplaces devem alcançar 85 mil milhões até 2028, o que significa um aumento em comparação aos 16 mil milhões registados em 2023. Crescimento esse que está a remodelar o comportamento de compra dos clientes, as estratégias de vendas dos fabricantes e os modelos de negócios dos Parceiros de Canal. Os marketplaces de cloud estão a tornar-se uma rota preferida para a compra de software, à medida que os clientes corporativos procuram utilizar créditos de cloud para adquirir software de terceiros e soluções SaaS (Software as a Service). Em resposta, os grandes fabricantes de tecnologia, como Cisco, IBM e Salesforce, estão a intensificar as vendas por meio destas plataformas digitais, com empresas como CrowdStrike e Snowflake a ultrapassarem mil milhões em vendas cumulativas nos marketplaces. No entanto, esta mudança traz desafios. Os Parceiros de Canal – que incluem revendedores e distribuidores de tecnologia – estão preocupados com a ascensão dos marketplaces, que representam uma nova forma de competição. Mesmo assim, tanto os hyperscalers como os fabricantes reconhecem a importância vital dos Parceiros para impulsionar a adoção e o crescimento dos clientes. Enquanto os marketplaces de cloud ganham mais alcance, os distribuidores de TI enfrentam uma pressão crescente, mas permanecem fundamentais para reduzir os desafios operacionais dos Parceiros e facilitar o acesso dos clientes às tecnologias necessárias. O sucesso neste novo cenário dependerá de uma maior integração entre hyperscalers, distribuidores e plataformas de Parceiros, o que permite garantir uma experiência de compra perfeita e eficiente para os clientes corporativos. Com a expectativa de que mais de 50% das vendas do mercado fluam através do Canal até 2027, os Parceiros de Canal terão um papel cada vez mais central na batalha entre os hyperscalers pelo domínio do mercado de software empresarial, à medida que fabricantes e distribuidores procuram adaptar-se à nova era de vendas digitais. |