2025-3-18

CLOUD

43% dos Parceiros de Canal sentem falta de competências técnicas na cloud

A investigação da Westcon-Comstor revela que muitos Parceiros de Canal enfrentam desafios significativos devido à escassez de competências técnicas, bem como dificuldades na otimização de custos e na garantia de segurança

43% dos Parceiros de Canal sentem falta de competências técnicas na cloud

De acordo com uma nova investigação da Westcon-Comstor, os Parceiros de Canal pretendem desenvolver as suas capacidades na cloud, mas quase metade sente que não possui as competências técnicas necessárias para satisfazer as exigências dos clientes nesta matéria.

O fornecedor global de tecnologia e distribuidor especializado entrevistou quase 900 Parceiros em oito países para o seu estudo “Mastering the Maze”, que revelou que 85% dos Parceiros de Canal consideram o desenvolvimento da cloud uma prioridade.

Segundo a investigação, mais de dois terços (69%) dos Parceiros inquiridos afirmaram que os seus clientes procuram competências especializadas na cloud. No entanto, apenas 57% sentem-se confiantes para responder a essa procura, enquanto 43% apontam a escassez de competências como um desafio.

A falta de conhecimentos técnicos e de experiência em FinOps surgiu como um dos principais obstáculos para os Parceiros, à medida que procuram satisfazer os requisitos de cloud dos utilizadores finais.

Aproveitar ao máximo os programas dos fornecedores de cloud é outro grande desafio, com 58% dos Parceiros a identificarem esta questão como uma das maiores barreiras ao aconselhamento dos clientes na otimização dos custos da cloud. Além disso, 56% referiram dificuldades na compreensão dos modelos de preços da cloud, cuja complexidade frequentemente dificulta a apresentação de custos previsíveis aos clientes.

Outros desafios destacados incluem a necessidade de garantir a segurança dos clientes e a forte concorrência no setor, com 40% dos Parceiros a sentirem pressão para superar os seus rivais, fornecendo soluções mais eficientes e rápidas.

O estudo revelou ainda que 50% dos clientes dos Parceiros estão a optar por soluções de cloud híbrida, enquanto 27% procuram uma migração total, embora de forma cautelosa. Além disso, um quarto (25%) dos Parceiros descreve-se como “nascidos na cloud”, enquanto 23% afirmam estar a desenvolver as suas capacidades na cloud, tendo anteriormente focado a sua atividade em soluções locais. Quando questionados sobre como os distribuidores podem apoiar o desenvolvimento dos seus recursos de cloud, quase metade dos inquiridos (46%) destacou a importância da formação e capacitação.

Entretanto, 75% dos Parceiros veem os mercados de hyperscalers da cloud como uma oportunidade, e não como uma ameaça. Prova disso é que já os estão a utilizar ativamente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Westcon-Comstor expande portfólio de serviços de cloud na Europa
DISTRIB

Westcon-Comstor expande portfólio de serviços de cloud na Europa

LER MAIS

Westcon-Comstor apresenta nova divisão de negócios cloud & collaboration
CLOUD

Westcon-Comstor apresenta nova divisão de negócios cloud & collaboration

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Gastos com cloud pública vão alcançar os 221 mil milhões de dólares em 2025
CLOUD

Gastos com cloud pública vão alcançar os 221 mil milhões de dólares em 2025

LER MAIS

Gastos globais com serviços cloud cresceram 20% em 2024
CLOUD

Gastos globais com serviços cloud cresceram 20% em 2024

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.