2024-6-17

CHANNEL ON

TD Synnex: desbloquear o futuro do IT com inteligência artificial

Luís Pires, VP Portugal & EPS Director Iberia da TD Synnex, marcou presença no Channel ON com a apresentação “Destination AI: Unlocking the future of IT”

TD Synnex: desbloquear o futuro do IT com inteligência artificial

Luís Pires, VP Portugal & EPS Director Iberia da TD Synnex

“Não podia deixar de centrar a minha intervenção no tema do momento: a inteligência artificial”, começou por dizer Luís Pires, que explicou que a TD Synnex lançou “um novo Programa global que se chama Destination AI”.

Presente em mais de cem países, com 23 mil colaboradores e a servir mais de 150 mil clientes em todas as geografias onde está presente, a dimensão da distribuidora “permite retirar o melhor que existe destas várias geografias e aplicá-lo em todas as subsidiárias”. Através da própria transformação interna, a TD Synnex desenvolve plataformas digitais que, depois, são colocadas ao serviço dos Parceiros de Canal.

Transversal a todos os setores

“A inteligência artificial não é uma coisa nova”, ressalvou Luís Pires, que acrescenta que “é algo se vai desenvolver” e que permite “ser mais incisivo na tecnologia”. A IA é uma oportunidade para todas as empresas e, principalmente, para os Parceiros aumentarem a sua rentabilidade.

“Porque é que dizemos que é uma oportunidade global? Porque, efetivamente, vai ser transversal a todos os setores, a todas as indústrias”, explicou o VP Portugal da TD Synnex. No posto de trabalho, por exemplo, a previsão é que os gastos sejam de 37 mil milhões de dólares até 2027, com cerca de 60% deste valor a estar alocado ao PC. No mercado de software empresarial, as previsões indicam que os gastos vão chegar aos 251 mil milhões de dólares. O mercado de servidores e infraestrutura pode chegar aos 150 mil milhões e o mercado de cloud pode passar de 68 mil milhões de dólares para 275 mil milhões. “Ou seja, todos os segmentos de mercado vão beneficiar de oportunidades de crescimento rápido devido à adoção de IA”.

Como distribuidor, a TD Synnex quer “ser o principal fornecedor de soluções de IA do Canal. Alguns poderão pensar que é utópico, ou mesmo algo arrogante, mas somos um distribuidor global, com um portfólio end-to-end, distribuímos todos os fabricantes de tecnologia relevantes e que lançam produtos AI-ready, possuímos as competências técnicas e comerciais”, explicou Luís Pires.

Destination AI

A TD Synnex criou um Programa global – intitulado Destination AI – “precisamente para compreender e facilitar a adoção desta tecnologia aos nossos Parceiros de Canal”. A distribuidora categorizou o ecossistema de acordo com seu perfil para “sermos mais úteis a esses Parceiros e, assim, focar mais e melhor nas suas necessidades”.

A primeira categoria é “AI Aware” onde os Parceiros estão interessados em receber informações sobre oportunidades de negócio que envolvam inteligência artificial. A segunda é “AI Ready” em que os Parceiros estão comprometidos a investir recursos, tempo e treino para capitalizar as oportunidades de IA. Por fim, existe a categoria “AI Experts” onde os Parceiros têm conhecimento avançado em inteligência artificial e na resolução de problemas com soluções de IA.

O Programa está baseado em quatro pilares “para ajudar o Canal a acelerar o seu caminho na IA”. Estes pilares vão desde o conhecimento básico da tecnologia, ao treino e capacitação, desenvolvimento de oportunidades e implementação de soluções.

Um conhecimento da tecnologia é fundamental para uma boa adoção da IA e, como tal, é preciso uma abordagem multifacetada que inclua dados de mercados e partilha de casos de sucesso para criar uma comunidade forte.

“O sucesso dos nossos clientes e Parceiros é o nosso sucesso”, referiu Luís Pires. “O suporte pós-venda é o passo que pode fazer a diferença para criar confiança em repetir o processo”, reiterou.

A TD Synnex tem como objetivo oferecer suporte e serviços de manutenção, incluindo acesso ao seu service desk. “Os serviços de suporte são cruciais para manter o desempenho e a fiabilidade das soluções de IA, garantindo que quaisquer problemas sejam resolvidos de forma rápida e eficiente. Este suporte contínuo ajuda os clientes a maximizar o seu investimento em tecnologias de IA”, rematou.

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

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