Marta Quaresma Ferreira em 2024-2-13

A FUNDO

Channel Leaders

Os líderes portugueses do Canal de IT

As empresas são um reflexo das suas equipas e dos seus líderes. O IT Channel foi saber junto dos fabricantes em Portugal quais os seus Parceiros mais relevantes. O resultado é um perfil dos líderes destas empresas

Os líderes portugueses do Canal de IT

O Canal de Parceiros assume a esmagadora maioria do peso na transformação digital das organizações nacionais. Sem eles era impossível transformar, implementar e suportar as tecnologias de informação, e a tendência é crescente, com alguns vendors “gigantes” a atribuir cada vez mais responsabilidade ao seu Canal, na medida em que estas empresas crescem e ganham competências.

Após uma consulta a fabricantes e distribuidores, o IT Channel apresenta os Channel Leaders e traça um perfil das empresas que mais se destacaram no panorama português durante o ano de 2023. Estes nove líderes de oito empresas foram os mais mencionados, pela sua relevância estabelecida ou pelo crescimento para cada um dos vendors. Foram mencionadas muitas outras empresas de Canal, mas não nos é possível falar de todas. Noutros casos não foi possível a colaboração das empresas em tempo útil.

 


 

 

António Louro (à esquerda), Managing Partner & Co-Founder da ActiveSys, e David Guimarães (à direita), Managing Partner & Co-Founder da ActiveSys

A ActiveSys nasceu em 2017 a partir de uma ideia de dois experientes profissionais na área das tecnologias de informação – António Louro e David Guimarães – com conhecimentos do mercado português e com uma vasta rede de contactos comerciais em clientes no mercado nacional, assim como no mercado internacional. O intuito dos dois fundadores era apresentar uma nova abordagem para a transformação digital das empresas, de modo a ajudá-las a tornarem-se mais flexíveis e competitivas no mercado global.

O grande objetivo passa pelo reconhecimento, por parte do mercado, de uma empresa fornecedora de soluções e de serviços de IT que acrescentam valor aos clientes, permitindo que estes se foquem nos seus negócios, delegando responsabilidades da gestão tecnológica na equipa da ActiveSys.

António Louro, formado em Gestão de Marketing e com uma Pós-graduação em gestão de empresas, ocupou, durante cerca de três anos, a posição de Diretor Geral da filial da Reditus Business Solutions no Norte, tendo ainda passado pela Compaq e HP Portugal, como sénior Account Manager.

David Guimarães tem uma longa experiência profissional, marcada pela passagem por multinacionais como a Symantec e a Commvault enquanto Territory Manager, bem como por empresas como a Novabase, Tecnidata e Telindus e ainda pela ONI Solutions e Comnexo como Coordenador Comercial.

Pedro Gil, Presidente e CEO da Bravantic

 

A Bravantic surgiu em 2022, a partir do património da empresa Informantem. Conta atualmente com mais de 500 colaboradores espalhados por Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil e Emirados Árabes Unidos.

É uma das principais empresas de tecnologias de informação em Portugal, com capitais exclusivamente nacionais e um volume de negócios consolidado superior a cem milhões de euros.

Pedro Gil, CEO da Bravantic, tem formação em Gestão pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, em Trondheim, Noruega, tendo iniciado a sua jornada profissional em 1989 como programador de IBM RPG/400 na I.O. Informática e Organização, seguindo depois para a Arnaud Transitários, onde atingiu a posição de CIO entre 1992 e 1997. Entre 1997 e 2007, desempenhou o papel de CIO na Barwil Portugal e na Worldcargo Overseas, transitando posteriormente para a posição de Responsável pela Transformação de Negócio para a região EMEA.

A sua carreira ganhou impulso na Bravantic, anteriormente denominada Informantem, onde se juntou à Direção Comercial em 2008, a qual passou a liderar em 2014. Foi nomeado Presidente do Conselho de Administração e CEO em dezembro de 2017, cargo que mantém até aos dias de hoje.

 

 

António Miguel Ferreira, Managing Director IBeria e LAtin America da Claranet

Fundada em 1996, a Claranet evoluiu de um inovador e pioneiro ISP (Internet Service Provider) para um Managed Services Provider independente, contando com mais de dez mil clientes empresariais a nível global que recorrem aos serviços disponibilizados para modernizar, desenhar, implementar e operar, em segurança, as suas infraestruturas críticas, aplicações e dados, 24/7.

Em Portugal, a Claranet cresceu, em parte, organicamente e, em parte, por aquisições, sendo a maior a da Iten Solutions, em 2017. A Claranet é hoje a maior empresa com o seu posicionamento, com cerca de 200 milhões de euros de faturação e um total de cerca de mil colaboradores, o que representa aproximadamente um terço de todo o grupo internacional.

António Miguel Ferreira lidera a Claranet em Portugal, assim como em Espanha e no Brasil. Está indelevelmente associado ao desenvolvimento da Internet no nosso país através da Esotérica – o primeiro ISP nacional privado –, fundada em 1994, e que integra, mais tarde, o Grupo Claranet (RU). É membro da Comissão Executiva do Grupo Claranet, Presidente e CEO da Claranet Portugal e Presidente do Conselho de Administração da Claranet Espanha e Claranet Brasil.

 

José Manuel Oliveira, CEO da Decunify

 

José Manuel Oliveira, licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto, possui mais de 35 anos de experiência nas Tecnologias da Informação.

Começou a sua carreira profissional na Digital Equipment Portugal, onde permaneceu dez anos. Posteriormente, passou pela Decsis - Sistemas de Informação e, aos 40 anos, fundou a Decunify - Soluções de Comunicações, inicialmente conhecida como Decsis II.

Atualmente, assume o cargo de CEO e lidera uma equipa com mais de cem colaboradores.

Encontra na valorização da equipa a peça-chave para o sucesso da Decunify, destacando a importância de manter uma cultura corporativa sólida e colaborativa, promovendo o crescimento. A inovação e a adaptação são, na sua perspetiva, essenciais nas rápidas mudanças tecnológicas, evidenciando o compromisso com a excelência e o desenvolvimento contínuo de soluções de comunicação avançadas.

Para o futuro, ambiciona consolidar a Decunify como referência no cenário nacional, continuando a inovar e a investir em tecnologias emergentes. A sua visão para o mercado de IT envolve a criação de soluções cada vez mais eficientes e alinhadas com as crescentes exigências da sociedade moderna.

 

 

João Martins, CEO da Logicalis Portugal

Fundada em 1997, em Londres, e propriedade de uma empresa sul-africana, a Logicalis é um solution provider que cresceu por via de aquisições, estando hoje presente em 27 países. Em Portugal, a Logicalis resulta da aquisição em 2019 da portuguesa CilNet.

Licenciado em engenharia informática, João Martins, CEO da Logicalis, teve o seu primeiro trabalho numa empresa de arquitetura, onde era responsável pela gestão de toda a parte informática. Viria a entrar na CilNet como Técnico de Redes, em 1998 e, após dois anos, foi convidado para a Direção Comercial e, posteriormente, para o Board. A organização cresceu durante 20 anos, mas, perante o cenário de um mercado pequeno, João Martins considerou importante fazer uma aquisição de forma a abrir o leque de oportunidades. Esta ideia acabou por se materializar, mais tarde, através da Logicalis.

Especialista em tecnologia da informação, tem mais de duas décadas de experiência em operações de IT, planeamento de negócios e estratégia e liderança de equipas.

Adepto de cinema e de uma boa conversa à mesa, João Martins revela-se um fã do treino de cães.


Paulo Morais, Diretor-Ge

 

Com uma apetência precoce pela eletrónica, foi na Escola Fontes Pereira de Melo que Paulo Morais aperfeiçoou esse gosto. Rumou depois à Universidade Portucalense, onde se licenciou em Informática e Matemáticas Aplicadas para, a partir do segundo ano da Faculdade, começar a trabalhar como freelancer na multinacional ICL – Internacional Computers Limited.

Mas foi quando ingressou na Unisys que teve a sua grande escola. A curiosidade inata e vontade de aprender e evoluir fizeram com que aceitasse todas as oportunidades que a empresa lhe proporcionou para obter várias formações na área da informática e programação. Quando a Unisys fechou a filial no país, a coragem e o espírito empreendedor de Paulo Morais sobressaíram, constituindo com mais dois sócios a empresa de sucesso onde é, há 26 anos, Diretor-Geral – a Pamafe. O seu foco e visão em fazer crescer os projetos em que se envolve ficaram bem patentes em 2022, ano em que a Pamafe passou a integrar o Grupo Ricoh.

 

 

Miguel Santiago, Co-Fundador e CEO da Reload

Fundada em 2002, no Porto, a Reload – Consultoria Informática Lda, conhecida pela sua marca comercial Securnet, é um dos principais integradores nacionais. Com a missão de assegurar que as organizações estão “Always Online, Always Secure”, tem na cibersegurança uma das suas principais áreas de atuação e competência, onde detém a maior parte das Parcerias tecnológicas.

A partir de Ermesinde, Lisboa e recentemente da Guarda, dá cobertura ao território nacional, com atuação em múltiplas vertentes de infraestruturas, com foco em Hybrid IT e networking. É reconhecida por várias certificações e acreditações, registando um crescimento acima da média, quando comparada com as suas congéneres nacionais.

Co-fundador, Miguel Santiago, a face mais pública da liderança da empresa, que partilha com o seu sócio Rui Marta, é mestre em engenharia de telecomunicações pela FEUP, onde lecionou durante algum tempo. Adepto de mota e bicicleta de estrada, a família e os amigos assumem um papel importante, que é igualmente transportado para o espírito dos que ingressam na empresa.

 

Nuno Marques, Diretor-Geral da Totalstor, a Ricoh Company

 

Ribatejano de gema, Nuno Marques rumou a Lisboa com 19 anos, onde frequentou o Curso Técnico de Eletrónica Analógica e Digital e Instrumentação, do FUNDETEC.

Mais tarde, ingressou na Faculdade onde se licenciou em Informática e com 20 anos começou a trabalhar como Técnico de Manutenção na multinacional Memorex Telex.

Aos 27, foi desafiado pelo Grupo IPM a assumir a direção técnica da empresa em Portugal, assumindo, mais tarde, a função de Country Manager na empresa então designada de TotalStor. Em 2019, a TotalStor é adquirida pela Grupo Ricoh e Nuno Marques passa a exercer o cargo de Diretor-Geral, perfazendo 30 anos na companhia.

Para Nuno Marques existe uma premissa que é inquestionável e que faz parte do ADN da sua empresa: a satisfação do cliente e dos colaboradores.

Assume, ainda, que o desporto tem sido uma parte fulcral da sua vida e que, juntamente com a sua atitude de persistência e resiliência, é a chave para o seu sucesso.

Recomendado pelos leitores

2023: Um Ano Perdido na Distribuição
A FUNDO

2023: Um Ano Perdido na Distribuição

LER MAIS

Business Continuity: a nova fronteira para o crescimento do Canal de Parceiros
A FUNDO

Business Continuity: a nova fronteira para o crescimento do Canal de Parceiros

LER MAIS

Top Channel e business continuity em destaque na edição de novembro do IT Channel
A FUNDO

Top Channel e business continuity em destaque na edição de novembro do IT Channel

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.