Advertorial– Óscar Visuña, head of business sales Epson Ibéria em 2018-4-19
A solução perfeita para reduzir a pegada ecológica, ao mesmo tempo que se otimizam custos
Óscar Visuña, head of business sales Epson Ibéria
O tema da sustentabilidade e da adoção de tecnologia green tem vindo a conquistar um lugar preponderante na sociedade. Um pouco por todo o mundo, empresas, indivíduos, governos e organizações assumem uma cada vez maior consciência ecológica e social, e o tema da sustentabilidade e poupança dos recursos naturais, parece estar na ordem do dia. Mas quando entramos no universo empresarial, os negócios atualmente deparam-se com uma questão: como reduzir o consumo de recursos inerente à sua atividade e estar em linha com as metas ambientais europeias e mundiais, ao mesmo tempo que se mantém a eficiência, produtividade e rentabilidade do negócio? Embora sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico possam parecer dois conceitos que entram em conflito entre si, a verdade é que a tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas no que respeita à otimização de processos, ao aumento da produtividade, à redução dos custos e consumo energético e à diminuição do impacto ambiental. O desafio está em escolher a tecnologia certa. No que à impressão diz respeito, 2018 parece ser um ano de “ponto de viragem” na procura por impressoras a jato de tinta no contexto empresarial, por oposição às tradicionais impressoras a laser. Segundo dados da IDC, espera-se que a tecnologia a jato de tinta cresça 10,2% na Europa Ocidental até 2020(1). Na última década, o jato de tinta viveu grandes avanços tecnológicos e, hoje em dia, já provou garantir maior produtividade e rapidez de impressão, menor impacto ambiental e redução dos investimentos a longo prazo, como custos de manutenção e de intervenção nos equipamentos. Mas, muito embora as vantagens sejam evidentes, há ainda um longo caminho a percorrer no que respeita à consciencialização das empresas para a importância da adoção deste tipo de tecnologia inovadora. Neste campo, o canal assume um papel preponderante na educação e consciencialização dos clientes para as várias opções de impressão empresarial existentes no mercado e para as vantagens associadas a cada uma delas, de acordo com os objetivos e necessidades da empresa. E quando falamos em benefícios, já não falamos apenas numa tecnologia mais green, com menor impacto ambiental. Falamos de vantagens muito claras e cruciais para qualquer empresa, que se refletem nos custos e na produtividade, como(2):
Mas porque os objetivos empresariais, atualmente, já não dizem respeito apenas a metas financeiras e de negócio, tendo as empresas que desenvolver relatórios não financeiros e cumprir objetivos de Responsabilidade Social Corporativa, há que pôr em evidência também as vantagens ambientais que as impressoras a jato de tinta empresarial trazem consigo(2):
Se olharmos a todos os componentes, a tecnologia a jato de tinta atual pode permitir reduzir até 50% os custos que uma empresa tem com o seu equipamento de impressão. Acredito que o futuro da impressão empresarial passará pela combinação da melhor tecnologia com soluções que garantam uma segurança dos dados e ajudem as empresas a tornar os seus processos mais eficientes e produtivos (como uma boa solução de Managed Print Services). Só assim será possível que os negócios reduzam os seus custos e a sua pegada ecológica a longo prazo.
1 Fonte: IDC, Ações de Mercado do Negócio de jato de tinta na Europa Ocidental, 2015. 2 Fonte: Segundo dados dos testes realizados pela BLI durante um período de dois meses, até fevereiro de 2017, comparando com uma seleção de aparelhos concorrentes, a pedido da Epson. Para mais informações, visite www.epson.pt/inkjetsaving.
AdvertorialConteúdo produzido por Epson
|