Sara Moutinho Lopes em 2018-12-21

A FUNDO

Análise

Epson apresenta proposta de valor para os próximos tempos

O Epson Business Partner Conference Roadshow 2018 passou por Lisboa no passado dia 30 de outubro. No evento, o fabricante de soluções de impressão deu a conhecer o seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, numa altura em que está mais focado do que nunca em crescer no B2B

Epson apresenta proposta de valor para os próximos tempos

Tecnologia, ambiente e rentabilidade: estes são os pilares pelos quais a Epson desenha a proposta de valor que entrega a Parceiros e clientes. O fabricante sublinhou no roadshow que a sua principal missão, neste momento, é a inovação – desenvolver tecnologia que aporte valor.

Este compromisso já valeu à Epson, na EMEAR, um crescimento da sua faturação, que ascendeu no ano passado aos 1700 milhões de euros de faturação. Na Península Ibérica, a Epson cresceu 9%, com uma faturação de 95,3 milhões de euros. Estes números são também reflexo do investimento da Epson na investigação e desenvolvimento que, na Península Ibérica, representa 6% da sua faturação anual, cerca de 1,4 milhões de euros por dia.

O fabricante de soluções de impressão quer continuar neste caminho rumo ao crescimento e, nesse sentido, desenvolveu um plano regional que se estenderá ao longo dos próximos cinco anos e com o qual a Epson espera alavancar as receitas de vendas em 25% e atingir a meta dos 2 mil milhões de euros em 2020.

Mercado empresarial é prioridade

A Epson trabalha 100% através do Canal de distribuição de IT e serve dois segmentos: o doméstico e o profissional. O B2B, apesar de já representar 65% do negócio da empresa, é um segmento para onde a Epson está a voltar as suas atenções: no próximo ano, o objetivo é fazer crescer esta área de negócio em 10%. “Decidimos entrar no B2B e, apesar de sermos ainda pouco conhecidos no mercado empresarial, vemos aqui uma excelente oportunidade, em parte devido à disrupção trazida pela nossa tecnologia”, disse-nos Yolanda Ortega, reseller sales manager da Epson Ibérica.

Para tal, a Epson conta com um ecossistema de Parceiros com quem trabalha lado a lado, através de um Programa de Canal onde não faltam incentivos, a começar pela realização de um plano de negócios que o fabricante desenvolve em conjunto com os Parceiros, de modo a aferir todas as suas necessidades e dar-lhes metas e recompensas à medida. Este investimento nos Parceiros conduziu a um crescimento de 34% de todos os programas de Canal do fabricante.

“A Epson investe junto dos Parceiros em iniciativas de marketing, realiza promoções, e promove o relacionamento com os clientes através de ações de formação sobre os produtos”, disse-nos Yolanda Ortega. “Nós definimos um caminho e percorremos esse caminho em conjunto com os Parceiros”.

A Epson está também a apostar nos serviços geridos. A área de MSP está em franca ascensão, na perspetiva da empresa, e esta não quer deixar escapar a oportunidade de endereçar este mercado. No seu Canal MSP, a Epson conta com uma proposta que vai mais além da venda de consumíveis: aqui privilegiam-se os serviços, o acompanhamento do cliente e a entrega de soluções à medida do tamanho de cada cliente. “Estamos a transitar do modelo transacional para o modelo as-a-service em quase todos os setores”, explicou Yolanda Ortega. Para a sales manager, mais do que tecnologia, os clientes querem valor acrescentado e retorno sobre os seus investimentos – e este modelo, para a Epson, prima por estas caraterísticas. “Portugal está muito evoluído no que diz respeito aos Managed Services e, neste momento, no mercado da impressão faz todo o sentido implementar modelos as-a-service, para que no final os clientes tenham um custo variável e uma verdadeira rentabilidade dos seus investimentos”, frisou Yolanda Ortega.

Sustentabilidade ambiental na miro dos investimentos

A sustentabilidade ambiental é outra das prioridades da Epson. Durante o Epson Business Partner Conference Roadshow 2018, também Óscar Visuña, head of business sales da Epson Ibérica, alertou para a importância da responsabilidade social corporativa para o bom desempenho de uma empresa competitiva e sustentável.

“Porque a Epson desempenha um papel importante na construção de um futuro melhor através da criação de soluções cada vez mais sustentáveis, tentamos diminuir o impacto ambiental e ajudar outros negócios a fazer o mesmo. Ser uma empresa sustentável significa oferecer aos nossos Parceiros as alternativas mais eficientes e inovadoras, ao mesmo tempo que pensamos em como contribuir da melhor forma para a sociedade”, relembrou Óscar Visuña aos Parceiros presentes.

Em linha com esta visão de negócios mais sustentáveis, a empresa apresentou no Roadshow a sua Environmental Vision 2050, cuja principal meta é a redução, em 90%, das emissões de CO2 durante a vida útil dos seus produtos e serviços. Aqui, as grandes estrelas são os equipamentos de jato de tinta, onde a Epson já investiu um total de 122,5 milhões de euros nos últimos dois anos e que culminou no lançamento da tecnologia PrecisionCore.

O funcionamento desta nova tecnologia está baseado na projeção de gotas de tinta sobre uma superfície, aplicando uma carga elétrica a elementos piezoelétricos. Estes elementos deformam-se por efeito da carga e lançam gotas de tinta, diferenciando- se do tradicional processo de aquecimento da tinta. Esta tecnologia, que pode também ser utilizada para projetar materiais líquidos sensíveis ao calor, traz para o mercado da impressão, de acordo com o fabricante, uma “enorme disrupção” relativamente à pegada ambiental das empresas face à impressão laser, ao oferecer um menor TCO, uma fatura energética mais reduzida e menos emissões de CO2.

Esta tecnologia já está a ser implementada no portfólio da Epson: “Recentemente lançámos um equipamento capaz de imprimir 100 páginas por minuto e com um consumo energético 96% inferior a outros produtos semelhantes de impressão laser”, afirmou Yolanda Ortega.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nova plataforma da Epson estreita relacionamento com Parceiros não regulares
BIZ

Nova plataforma da Epson estreita relacionamento com Parceiros não regulares

LER MAIS

Epson reforça compromisso com o Canal
VENUE

Epson reforça compromisso com o Canal

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Top Channel e business continuity em destaque na edição de novembro do IT Channel
A FUNDO

Top Channel e business continuity em destaque na edição de novembro do IT Channel

LER MAIS

Business Continuity: a nova fronteira para o crescimento do Canal de Parceiros
A FUNDO

Business Continuity: a nova fronteira para o crescimento do Canal de Parceiros

LER MAIS

2023: Um Ano Perdido na Distribuição
A FUNDO

2023: Um Ano Perdido na Distribuição

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.