2018-5-24

A FUNDO

Cloud, a fundação da inovação digital

O modelo de cloud, com a sua inovação e elasticidade constante, permite às empresas transformar rapidamente o seu negócio

Cloud, a fundação da inovação digital

Advertorial

É difícil imaginar, ao dia de hoje, em que existem empresas que nascem na Cloud e crescem a ritmos frenéticos, que uma empresa faça uma transformação do seu negócio totalmente on-premises e comporte todos os custos de CAPEX que isso acarreta. Muitos modelos de negócio que são hoje um sucesso e que alavancam a cloud, que começaram pequeno e cresceram para dimensões inimagináveis, teriam muito possivelmente falhado ou nem sequer começado num modelo on-premises baseado em CAPEX.

A cloud pode e deve ser vista como a fundação por excelência dos pilares de transformação e inovação digital. É a cloud que permite ter inovação constante para suportar projetos de IoT, que permite ter as capacidades técnicas e a escalabilidade “infinita” para guardar e analisar grandes volumes de dados com tecnologia de Big Data, analytics e machine learning. É a cloud que permite suportar iniciativas de mobilidade que num dia suportam centenas de utilizadores e que no outro poderão suportar largos milhares ou inclusive milhões de utilizadores.

 

Pública e privada – uma questão de flexibilidade

A Oracle considera que os modelos público, privado e híbrido vão coexistir por vários anos. Como tal, a nossa estratégia é a de dar possibilidade de escolha aos clientes, fornecendo soluções que possam ser transparentemente implementadas no modelo que melhor se adeque. A Oracle está a investir fortemente na cloud, garantindo que os clientes podem optar por qualquer dos modelos de forma não exclusiva ou obrigatória, podendo fazer a jornada para a cloud ao seu próprio ritmo.

As vantagens do modelo de cloud pública tradicional são as de investimentos operacionais versus investimento de capital. Ou seja, os modelos de subscrição e de pagamento à medida da utilização (e à quantidade que se utiliza) trazem benefícios claros à maioria das empresas, evitando os investimentos iniciais do licenciamento das soluções.

Numa perspetiva mais tecnológica e operacional, as soluções Cloud aceleram significativamente a implementação das soluções, ao reduzir drasticamente o tempo de instalação, configuração, manutenção e operação o que traz igualmente poupanças significativas, podendo libertar as organizações das tarefas de menor valor operacional permitindo-lhes focar nas de inovação.

A desvantagem mais vezes identificada na utilização da cloud pública é da latência da rede, mesmo em casos de ligações dedicadas entre o data center do cliente e o fornecedor de cloud. Isto pode ser relevante no caso de arquiteturas que necessitem de elevada transacionalidade entre os seus componentes críticos, que estejam distantes (uns na Cloud Pública e outros on-premises) e em que estas arquiteturas não sejam de raiz orientadas à web.

A solução nestes casos, é a de optar por implementar a solução total ou na cloud pública ou numa privada, e por exemplo utilizar os ambientes não produtivos na pública num modelo híbrido. Outra desvantagem percecionada é da localização / residência dos dados, essencialmente por questões de conformidade legal.

A Oracle, ciente deste tipo de constrangimentos, disponibiliza o conceito de Cloud@Customer (que encaixa no modelo de cloud privada e híbrida), onde o cliente pode utilizar exatamente os mesmos serviços cloud da Oracle dentro do seu datacenter, com as mesmas vantagens financeiras e tecnológicas referidas anteriormente.

 

Boas práticas de adoção da cloud

Em clientes com muitos sistemas legados,

os ambientes de desenvolvimento e testes são normalmente os primeiros a serem migrados para a cloud e co-existem com os sistemas produtivos, num modelo de cloud híbrida. Podemos apontar três grandes questões que devem ser colocadas aquando da escolha de um fornecedor de cloud. A liberdade de escolha, a abrangência das soluções e a simplicidade de utilização do serviço. 

Liberdade, para escolher o modelo de implementação que melhor se adeque às necessidades do cliente, (privada, pública, híbrida, no data center do cliente); abrangência, no sentido de ter uma oferta completa SaaS, PaaS, IaaS que responda de uma forma estruturada e coesa a todas as necessidades do cliente – desde a visão infraestrutural, através da construção de soluções, até às aplicações verticais; e a simplicidade não só na adesão e utilização das soluções mas também na reutilização de conhecimento dos recursos existentes na organização.

Por exemplo, se existem recursos que conhecem bem a solução de integração on-premises, a oferta equivalente na cloud não deverá ser disruptiva e o conhecimento deve ser aproveitado. Com tantos cenários possíveis, os fornecedores que derem possibilidade de escolha ao seu cliente, para tomar a melhor decisão, sairão concerteza valorizados. A Oracle dá essa possibilidade de escolha.

 

Oferta cloud end-to-end

A cloud da Oracle é uma cloud completa que integra toda uma panóplia de serviços de DaaS, SaaS, PaaS e IaaS. O cliente tem escolha total sobre onde quer executar os seus serviços cloud, quer seja em modelo público, híbrido, quer seja dentro do seu data center. O grande diferenciador, além de melhor performance, melhor preço e inovação constante é a capacidade de suportar todas as cargas de trabalho, Oracle e não Oracle, com total escolha sobre onde executar essas cargas de trabalho e por onde começar a adoção de cloud (SaaS, PaaS ou IaaS). Nenhum outro fornecedor de Cloud oferece esta flexibilidade.

 

Advertorial

Artigo produzido por Oracle 

Recomendado pelos leitores

2023: Um Ano Perdido na Distribuição
A FUNDO

2023: Um Ano Perdido na Distribuição

LER MAIS

Business Continuity: a nova fronteira para o crescimento do Canal de Parceiros
A FUNDO

Business Continuity: a nova fronteira para o crescimento do Canal de Parceiros

LER MAIS

Top Channel e business continuity em destaque na edição de novembro do IT Channel
A FUNDO

Top Channel e business continuity em destaque na edição de novembro do IT Channel

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.