Rui Damião em 2024-3-13

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A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial

Apesar da queda registada em 2023 no mercado de PC, espera-se que os próximos anos tragam crescimento para o mercado, muito por culpa da inteligência artificial e da necessidade de alterar os dispositivos para responder às novas necessidades

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial

Para o mercado de PC, o ano de 2023 não foi particularmente positivo. No total do ano, o mercado registou uma queda de 13%, segundo a Canalys, mas o último trimestre assistiu a um modesto crescimento de 3% em comparação com o mesmo período de 2022.

A Canalys indica que “o mercado está preparado para crescer” por causa dos “PC com capacidade” de Inteligência Artificial (IA) e do ciclo de atualização. A IDC, por exemplo, indica que as vendas de PC de inteligência artificial – ou seja, computadores com capacidades específicas de SoC projetados para executar tarefas de IA generativa localmente – vão crescer para perto de 50 milhões de unidades em 2024 e mais de 167 milhões em 2027.

IA incorporada no PC

Ao longo dos anos, o computador – e, mais recentemente, o computador portátil – tem sido fundamental para aumentar a produtividade dos colaboradores. Jaume Pausas, Marketing Manager da Acer Computer Iberia, indica que uma das tendências registadas foi o surgimento de ferramentas – seja hardware, software ou serviços – que deram “aos gestores das empresas uma maior capacidade de tomada de decisão”.

Jaume Pausas mostra-se otimista “quanto aos benefícios positivos que os PC com IA” vão trazer à indústria e já se observa que os utilizadores começam a procurar esta tendência. No caso da Acer, a empresa inclui “funcionalidades de IA mesmo em áreas onde provavelmente não imaginaríamos que esta tecnologia pudesse ser empregue”; um exemplo disso são webcams equipadas com tecnologia de redução de ruído temporal conjugada com funcionalidades de videoconferência reforçadas por IA – como enquadramento automático e contacto ocular.

Pedro Coelho, Area Category Manager da HP Portugal, relembra que, até ao início deste ano, as tecnologias de IA incorporadas no PC procuravam “melhorar a experiência de utilização dos dispositivos”. Já os próximos meses vão ser marcados “pelas novas arquiteturas” dos vários fabricantes de processadores que vão “elevar a utilização da inteligência artificial no PC a um outro patamar”.

O representante da HP acredita que vão continuar a prevalecer os “modelos híbridos de utilização de IA, alternando entre a cloud e o PC”. No caso da utilização de inteligência artificial no PC, é possível “assegurar uma resposta em tempo real quando trabalhamos com modelos de menor dimensão ou para tarefas mais recorrentes, como o resumo automático de uma reunião ou a elaboração célere de uma proposta”.

Os equipamentos da HP vão explorar a capacidade das NPU para correr tarefas de IA que “vão otimizar as experiência de colaboração, com funcionalidades otimizadas como o cancelamento de ruído ou o ajuste automático de luminosidade e cor, consoante as condições do local de trabalho, mas, também, elevar o nível de segurança e privacidade”.

Carlos Serna, Iberia SMB & Channel Director da Lenovo, defende que “as tecnologias de IA incorporadas nos PC podem levar às empresas de todas as dimensões a computação potenciada por IA para todos os locais onde os dados são criados, contribuindo para a implementação de aplicações de IA generativas personalizadas que impulsionam a inovação e a transformação”.

Para fazer frente a esta revolução, os PC com IA incluem, nas palavras de Carlos Serna, aceleradores de IA avançados, como unidades de processamento neural ou GPU concebidos para lidar eficientemente com as exigências das cargas de trabalho de IA. Estes aceleradores vão permitir “que tarefas como machine learning, deep learning e inferência de redes neurais sejam processadas de forma mais rápida e eficaz no PC”.

Motor do mercado

Com a Canalys, a IDC e a Gartner a estimarem que os próximos anos do mercado de PC vão ser impulsionados por dispositivos capazes de lidar com inteligência artificial, Pedro Coelho acredita que o “renovado interesse no PC possa dobrar a taxa de crescimento anual composta que estava anteriormente prevista, chegando agora a eventualmente 6%”. A utilização de IA no PC vai “justificar a opção por equipamentos mais recentes e otimizados para as tarefas de inteligência artificial que serão executadas no PC, sem necessidade de recurso à cloud”.

Carlos Serna indica que a IA está “a ser levada do domínio da investigação” para o “domínio das empresas” e que, “à medida que o PC com IA se difunde, há uma grande oportunidade para a IA transformar ainda mais a forma como as pessoas vivem e trabalham”.

O responsável da Lenovo dá exemplos da utilização de IA por parte das empresas para obter vantagens competitivas. “Na indústria de produção, a IA é agora utilizada para a manutenção preditiva e pode reduzir o tempo de inatividade até 45%; no retalho, a IA aumentará a rentabilidade até 59% através da automatização do checkout e da prevenção de perdas; nas finanças, a IA é utilizada para a otimização do risco de crédito, reduzindo as taxas de perda e de incumprimento até 20%”, diz o Iberia SMB & Channel Director da Lenovo.

Jaume Pausas não duvida de que a tendência no mercado serão os PC prontos para a inteligência artificial, mas, refere, “o que irá acontecer será, sobretudo, a generalização das tecnologias em todos os dispositivos que usamos hoje. Para já, apenas os equipamentos mais recentes incorporam chips NPU com capacidades de processamento e aceleração de IA”.

Ainda assim, “mesmo que não sejam especificamente as capacidades de IA a fazer crescer as vendas, as vendas de equipamentos com IA irão crescer exponencialmente porque estas funcionalidades irão ser integradas de forma natural na esmagadora maioria dos produtos”, acrescenta Jaume Pausas.

Oportunidades para o Canal

Carlos Serna relembra que “a IA está a tornar-se cada vez mais uma parte integrante do local de trabalho” e que, “à medida que os fornecedores de IT inspiram os Parceiros de Canal sobre as inúmeras possibilidades” da inteligência artificial, também “os Parceiros podem ajudar os seus clientes a reconhecer o potencial, a criar confiança e, em última análise, a maximizar os seus investimentos em IT com soluções de IA de ponta adaptadas a ambientes de PC”.

Ao mesmo tempo, refere o representante da Lenovo, o Canal de Parceiro pode “promover colaborações com ISV especializados em aplicações de IA para setores específicos” para “oferecer soluções abrangentes baseadas em IA em conjunto com PC profissionais”.

A Acer acredita que “a IA constitui um excelente argumento para que os Parceiros sejam capazes de abordar proactivamente os seus clientes” e propor soluções e equipamentos que não constituem “apenas uma atualização”, mas sim “um salto significativo em termos de funcionalidades”.

Já Pedro Coelho relembra que os clientes empresariais “estão ávidos para conhecer e explorar os benefícios que a IA lhes pode trazer”. Assim, é importante “que os Parceiros de Canal conheçam as propostas de fabricantes” e que “consigam traduzir como a utilização de ferramentas de IA no PC pode trazer eficiência operacional e vantagens competitivas aos seus clientes”.

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