Diana Ribeiro Santos em 2021-6-17
O Channel Survey é o novo barómetro do ambiente de negócios do Canal de IT que, apesar das contingências impostas pelo contexto pandémico atual, demonstra o otimismo da maioria das empresas em relação ao futuro
O Channel Survey é o primeiro estudo que se faz em Portugal sobre o ambiente de negócios no Canal de IT e a perceção que os Parceiros têm sobre o futuro dos seus negócios. Este estudo foi realizado durante o mês de maio deste ano junto dos leitores do IT Channel e foram obtidas um total de 210 respostas. Os resultados apresentados incidem sobre uma amostra de 181 respostas de empresas que cumpriam os critérios de admissão do inquérito. A amostra corresponde ao universo dos leitores do IT Channel e é de salientar que a grande maioria das respostas são provenientes de empresas com dez ou mais colaboradores, sendo que 34% têm mais do que 50 trabalhadores. Quanto aos Parceiros, a grande maioria dos inquiridos qualifica-se como Integrador e Managed Services Providers (MSP), correspondendo a um total de 66%, sendo que os restantes 33% se dividem entre VAR, Resellers e Retailers. O Channel Survey passará a ser realizado anualmente, tendo como principal objetivo comparar a evolução ao longo dos anos do ambiente de negócios. O ambiente de negóciosO primeiro trimestre de 2020 foi passado num ambiente praticamente normal, uma vez que as medidas de confinamento inerentes à pandemia provocada pela COVID-19 só foram estabelecidas no final de março. Por outro lado, o primeiro trimestre de 2021 foi completamente díspar, ficando marcado pelo segundo confinamento geral.
Quanto ao tipo de Parceiro, os mais transacionais (Resellers e Retailers) declararam um decrescimento no volume de vendas do primeiro trimestre de 2021 face ao homólogo, enquanto os menos transacionais (VAR, Integradores e Managed Services Providers) declararam uma subida face ao ano passado. Quanto à dimensão, as empresas que apresentam menos de 25 colaboradores indicam um decrescimento de 1,64%, enquanto as empresas com mais de 25 trabalhadores indicam um crescimento muito acentuado de 6,3% comparando os dois trimestres iniciais dos anos de 2020 e 2021.
Perceção do futuro: perspetiva de 2021 face a 2020Quanto à perspetiva da totalidade do ano de 2021 face ao ano transato, existe, de uma forma geral, um otimismo moderado. ![]() O estudo indica uma previsão de crescimento para 2021 de 3,10%, mas, mais uma vez, este é um resultado totalmente assimétrico; VAR, Integradores e Managed Services preveem um crescimento de 3,9%, enquanto Resellers e Retailers acreditam que não vão crescer este ano.
Perceção do futuro: Índice de confiançaQuando questionados sobre a sua confiança no futuro do mercado onde se inserem para a totalidade do ano de 2021, as respostas são direrentes por atividade principal do Parceiro. Usando o número 100 como o termo de comparação para a neutralidade (representado por 0 nos gráficos), o ambiente de negócios de IT é percecionado de forma diferente. Os retalhistas acreditam que o ano será ligeiramente melhor do que 2020 com 101, apenas + 1 ponto que a neutralidade , o Resellers são os mais pessimitas com -7 pontos, sendo os Managed Services aqueles que se apresentam mais otimistas com +15 pontos.
Os verticaisPortugal continua a ser um país de serviços. Os setores que os Parceiros acreditam que se vão desenvolver no futuro estão ligados a áreas de serviços como a administração pública, a saúde, a indústria, o comércio e a distribuição.
A relação com a indústriaUma das conclusões mais notáveis deste estudo é que a relação com as marcas é genericamente muito boa. Ou seja, o índice de satisfação dos Parceiros com as marcas é de forma genérica bastante satisfatória com 4,15 pontos em cinco de forma global. Aquilo que os Parceiros mais valorizam na relação com as marcas é o apoio técnico, seguida da disponibilidade do produto (dado o histórico de shortage que existe atualmente e agravado pela pandemia), enquanto o co-marketing é aspeto menos valorizado. Não há muitas diferenças entre a forma como os VAR, Resellers, Retailers. Integradores e Managed Services veem a relação com as marcas. No entanto, os estímulos e rebates aparecem como um aspeto mais atrativo para Resellers e Retailers e menos atraente para os Integradores.
Valorização dos fabricantesAo questionar os leitores sobre com que fabricantes tinham um maior volume de negócios, e consequentemente qual o seu nível de satisfação, o IT Channel obteve um total de 127 marcas diferentes, o que demonstra uma resposta bastante pulverizada.
Ficha técnicaInquérito aos subscritores digitais do jornal IT Channel (6.130) que decorreu entre o dia 5 e 31 de maio de 2021 em plataforma web.
O IT Channel disponibiliza, a pedido, informação estatística complementar, mas anonimizada, aos fabricantes visados |