2016-9-22

SOFT

A Siri chegou ao Mac

Saiu o Sierra, o novo sistema operativo para Mac, já disponível gratuitamente na App Store. A principal novidade é a assistente pessoal Siri, mas outras funcionalidades alargam o ecossistema Apple

A Siri chegou ao Mac

Foi disponibilizado no final do dia da última terça-feira, o novo sistema operativo macOS Sierra. A principal novidade é a Siri para o Mac, que funciona de forma similar à do no iPhone ou iPad e está disponível em português do Brasil.

Tal como a Siri para o iOS, no Mac é possível escolher a lingua independentemente da lingua escolhida para o sistema operativo em si. Por exemplo, pode ter o Mac em português e a Siri em inglês.

O problema de reconhecimento da voz na língua portuguesa está sobretudo ligado ao facto da Siri estar “sintonizada” para a pronúncia brasileira: “Oi Siri”. 

Se escolher trabalhar com a Siri em inglês, ela (para nós a Siri é feminina) é extremamente eficiente em todos os comandos relacionados com o sistema operativo e com as aplicações da Apple.

Porém, quando pedimos nomes em português , como fazer uma chamada telefónica a partir do Mac, ela é menos eficaz e temos de pronunciar de forma a que nos entenda, mas para muitos utilizadores portugueses tudo é preferível a ser personagem de uma novela brasileira.


Novidades do macOS Sierra não se ficam pela Siri

A Apple implementou novas funcionalidades, entre elas o "Picture in Picture" e desbloqueio com o Apple Watch.
A funcionalidade "Picture in Picture" permite que o utilizador coloque uma janela de vídeo do Safari ou do iTunes no ambiente de trabalho ou mesmo por cima de uma aplicação que esteja a correr em ecrã completo. 

A aplicação de fotografias ganhou agora a funcionalidade "Recordações", que promete dar um toque especial às fotografias, armazenando-as no mesmo local mas de uma maneira diferente. Também o reconhecimento facial foi introduzido na aplicação para facilitar a organização e pesquisa de determinada fotografia, podendo ainda procurar por localização, objeto ou paisagem.

Outras melhorias podem ser encontradas nas aplicações Mensagens, e no iTunes.
Por 6 euros mensais ( 3 meses de experiência grátis) pode aceder ao serviço "for you" que possibilita combinar as músicas e listas que já dispõe, com o serviço de  streaming que procura outras canções similares, adquando-se ao gosto musical do utilizador.

TAGS

Mac Apple Siri

Recomendado pelos leitores

Cegid lança software de gestão com agentes de IA
SOFT

Cegid lança software de gestão com agentes de IA

LER MAIS

Salesforce lança Agentforce 2.0 com IA integrada no Slack
SOFT

Salesforce lança Agentforce 2.0 com IA integrada no Slack

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.