2018-2-28
O marketing pode e deve ser o seu aliado preferencial para conquistar mercado neste ano que agora começa. Neste artigo, abordamos algumas das tendências que marcarão as estratégias de marketing nos próximos meses
Um estudo recente publicado pelo ‘The Content Marketing Institute’ diz que quase 90% das empresas B2B vão usar marketing de conteúdo como núcleo central da sua estratégia de marketing digital em 2018. Esta é apenas uma das tendências para este ano, mas há mais. Saiba quais.
Marketing de conteúdoMarketing de Conteúdo é todo o conteúdo de qualidade e relevante feito para educar, informar ou reter um futuro ou atual cliente. É, no fundo, a estratégia de produzir conteúdos para seu cliente-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para a sua empresa de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes da sua empresa. Mas será que as empresas estão a investir no marketing de conteúdo e percebem a razão desta necessidade? Embora quase 90 por cento do mercado B2B usem o marketing de conteúdo como um componente central da sua estratégia de marketing online, apenas 37% possuem uma estratégia documentada de conteúdo, de acordo com o Content Marketing Institute de 2017. De acordo com esses mesmos indicadores, a falta de estratégia é a principal razão pela qual as iniciativas de conteúdo falham. Para tornar sua iniciativa de conteúdo eficaz, além de ter uma estratégia documentada de conteúdo, é vital também medir o ROI do marketing de conteúdo, definir as metas que deseja alcançar e avaliá-las através de KPIs. E, para medir o ROI, é necessário calcular o custo da produção e edição de conteúdo. Também há que medir vários fatores, como o tráfego, o brand awareness e o envolvimento do cliente que a sua empresa adquiriu através do marketing de conteúdo, juntamente com vendas e receitas obtidas.
Personalização de conteúdoEmbora a personalização do conteúdo da web seja uma tática de marketing bem estabelecida no mercado B2C, as empresas B2B ainda estão lentas a adotá-la. E isto é bastante surpreendente porque a personalização de e-mails é uma tática comum em todas as indústrias. Com ferramentas de automação a personalização em tempo real, a técnica torna-se inclusivamente mais acessível às pequenas empresas. Isto ajuda a proporcionar uma experiência personalizada com base em vários dados demográficos do cliente, incluindo o nome da empresa, a indústria e outros dados.
O ressurgir do email marketingO uso de newsletters tem má reputação devido à sua frialdade e excessiva presença na nossa caixa de entrada. Mas esta técnica de venda quase obsoleta terá em 2018 uma importante renovação, colocando a mensagem personalizada e a diferenciação face a outros conteúdos à frente da automatização quase robótica de ações passadas. Automação do marketingNão seria excelente se pudesse automatizar as suas tarefas de marketing B2B para economizar tempo e recursos? Com a automação do marketing, não só será capaz de automatizar tarefas repetitivas como também pode nutrir os seus prospects com conteúdo altamente personalizado e útil ao longo da jornada de compra. Tradicionalmente, as redes sociais eram consideradas como um canal de geração de leads para o marketing B2C, mas cada vez mais profissionais de marketing mudam o seu foco para as redes sociais para educar e comunicar com potenciais clientes empresariais. Assim como nos anos anteriores, o LinkedIn deverá superar outros canais sociais no mundo do B2B, até porque, depois de ser adquirido pela Microsoft em 2016, a rede social lançou uma série de recursos para se tornar na forma mais eficiente e económica de alcançar o público profissional e empresarial.
Em resumo…Com a tecnologia em ascensão, as possibilidades para as empresas B2B se envolverem com os seus prospects são infinitas. Se não incorporou as novas tendências no seu planeamento estratégico para 2018, este é o momento para o fazer. Ao preparar- -se de antemão e abraçar as mudanças com antecedência, a sua empresa será a primeira a colher os benefícios das novas tendências.
Sérgio Azevedo | Managing Director da Streamroad Consulting |