2016-10-07

BIZ

Nove tendências tecnológicas para 2017

A CIONET identificou as nove tendências de inovação para 2017, elaboradas através da recolha de informações na sua rede, que conta com mais de seis mil decisores tecnológicos

Nove tendências tecnológicas para 2017

De acordo com a CIONET, a transformação digital modela todos os aspetos do negócio e também a forma como a tecnologia digital está a evoluir, no entanto, a comunidade de executivos de TI acredita que uma transformação digital efetiva exigirá a colaboração, planeamento e inclusão de todos os departamentos nas empresas.

Eis as principais tendências para 2017.

Aumento da agilidade e adaptabilidade no negócio

Para a CIONET, não há como fugir à mudança. Porém, a transformação digital não diz respeito apenas à incorporação de tecnologias, mas sim sobre a cultura da empresa moderna que tem que estar preparada para a mudança e ter colaboradores que a consigam abraçar. Irá registar-se um esforço geral nos CIOs em aumentar a agilidade da empresa.

Maior importância da experiência do utilizador

A experiência do utilizador é considerado o principal objetivo da transformação digital. Quando o utilizador tem acesso a uma experiência de alto nível, fica imediatamente envolvido e comprometido com a marca, ou empresa. E, para a CIONET este é um processo abrangente. Em qualquer lugar e em todos os lugares os clientes podem interagir com o seu negócio e a experiência deve ser consistente e positiva, verdadeiramente omnicanal.

Inovação deve acontecer rapidamente

A inovaçãoo prende-se sobretudo com a velocidade com que surge, sendo esse o seu fator diferenciador e aquilo que torna competitiva uma empresa. As novas tecnologias têm que ser avaliadas, testadas, analisadas ​​e julgadas mais rapidamente do que nunca.

Força de trabalho remota

O mercado está dominado pela geração Y, que coloca a flexibilidade acima de tudo. Os Millenials querem trabalhar em qualquer local, e as empresas deverão apostar em políticas que o permitam.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Depois do sucesso do jogo Pokémon Go, não há quem não esteja familiarizado com a Realidade Aumentada. Essas tecnologias já foram limitados à esfera de jogo, mas são agora mais fáceis de implementar do que nunca. A mudança dominante em direção à VR e AR fornece novas maneiras de se conectar com os clientes e possuir uma oferta única.

Interfaces de programação de aplicações (API)

Novas ferramentas e tecnologias precisam de mais do que um caminho para a viabilidade, caso contrário, o seu valor cai rapidamente. As APIs são consideradas pela CIONET uma boa porta de entrada rumo à transformação digital. Empresas como a plataforma de compras online eBay, ou o Paypal, têm contado de forma significativa com estas tecnologias, as quais permitem gerir um volume extremamente elevado de transações. As APIs permitem que várias plataformas convivam no mesmo ecossistema.

Big Data e analytics

A importância do Big Data para o negócios não pode ser ignorada. O analytics impulsiona os negócios, mostrando como os seus clientes pensam, o que querem e como o mercado vê a sua marca. Na idade da transformação digital, quase tudo pode ser medido. No próximo ano esta será uma pedra angular de como as empresas operam. Toda decisão importante pode, e deve, ser apoiada em Big Data e Analytics.

Transformação digital impulsionada pela IoT

A IoT permite que tudo esteja conetado. Desta forma, é também possível entrar na mente do cliente, além de mudar a forma como o dia-a-dia funciona ao ajudar a criar cidades mais eficientes. Estima-se que em 2020 existam mais de 50 bilhões de IoT Sensors e mais de 200 mil milhões de "coisas" na Internet em 2030.

Máquinas inteligentes e de Inteligência artificial

Dentro em breve, as máquinas serão capazes de aprender e se adaptar a ambientes. Por enquanto, a inteligência artificial faz apenas parte de alguns filmes de ficção científica, mas a cada dia está a tornar-se uma realidade, e a CIONET vai mais longe, referindo mesmo que as máquinas de aprendizagem avançada vão substituir postos de trabalho de baixa qualificação, sendo a inteligência artificial capaz de trabalhar em colaboração com “profissionais humanos” para resolver problemas muito complexos.

“É urgente terminar com os silos - o papel do CIO mudou dramaticamente ao longo da última década. Com o aparecimento de novas funções como o Chief Digital Officer estamos a assistir a um aumento das necessidades de lidar com a mudança, que é tecnológica, mas acima de tudo, cultural. Acreditamos que estes nove pontos serão essenciais para as empresas que no próximo ano queiram acompanhar o mercado, e estar mesmo um passo à frente da concorrência”, comenta Rui Serapicos, managing partner da CIONET.

Recomendado pelos leitores

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha
BIZ

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha

LER MAIS

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria
BIZ

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria

LER MAIS

Atos negoceia venda de computação avançada por 500 milhões de euros
BIZ

Atos negoceia venda de computação avançada por 500 milhões de euros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.