2016-10-07
A CIONET identificou as nove tendências de inovação para 2017, elaboradas através da recolha de informações na sua rede, que conta com mais de seis mil decisores tecnológicos
De acordo com a CIONET, a transformação digital modela todos os aspetos do negócio e também a forma como a tecnologia digital está a evoluir, no entanto, a comunidade de executivos de TI acredita que uma transformação digital efetiva exigirá a colaboração, planeamento e inclusão de todos os departamentos nas empresas. Eis as principais tendências para 2017. Aumento da agilidade e adaptabilidade no negócio Para a CIONET, não há como fugir à mudança. Porém, a transformação digital não diz respeito apenas à incorporação de tecnologias, mas sim sobre a cultura da empresa moderna que tem que estar preparada para a mudança e ter colaboradores que a consigam abraçar. Irá registar-se um esforço geral nos CIOs em aumentar a agilidade da empresa. Maior importância da experiência do utilizador A experiência do utilizador é considerado o principal objetivo da transformação digital. Quando o utilizador tem acesso a uma experiência de alto nível, fica imediatamente envolvido e comprometido com a marca, ou empresa. E, para a CIONET este é um processo abrangente. Em qualquer lugar e em todos os lugares os clientes podem interagir com o seu negócio e a experiência deve ser consistente e positiva, verdadeiramente omnicanal. Inovação deve acontecer rapidamente A inovaçãoo prende-se sobretudo com a velocidade com que surge, sendo esse o seu fator diferenciador e aquilo que torna competitiva uma empresa. As novas tecnologias têm que ser avaliadas, testadas, analisadas e julgadas mais rapidamente do que nunca. Força de trabalho remota O mercado está dominado pela geração Y, que coloca a flexibilidade acima de tudo. Os Millenials querem trabalhar em qualquer local, e as empresas deverão apostar em políticas que o permitam. Realidade Aumentada e Realidade Virtual Depois do sucesso do jogo Pokémon Go, não há quem não esteja familiarizado com a Realidade Aumentada. Essas tecnologias já foram limitados à esfera de jogo, mas são agora mais fáceis de implementar do que nunca. A mudança dominante em direção à VR e AR fornece novas maneiras de se conectar com os clientes e possuir uma oferta única. Interfaces de programação de aplicações (API) Novas ferramentas e tecnologias precisam de mais do que um caminho para a viabilidade, caso contrário, o seu valor cai rapidamente. As APIs são consideradas pela CIONET uma boa porta de entrada rumo à transformação digital. Empresas como a plataforma de compras online eBay, ou o Paypal, têm contado de forma significativa com estas tecnologias, as quais permitem gerir um volume extremamente elevado de transações. As APIs permitem que várias plataformas convivam no mesmo ecossistema. Big Data e analytics A importância do Big Data para o negócios não pode ser ignorada. O analytics impulsiona os negócios, mostrando como os seus clientes pensam, o que querem e como o mercado vê a sua marca. Na idade da transformação digital, quase tudo pode ser medido. No próximo ano esta será uma pedra angular de como as empresas operam. Toda decisão importante pode, e deve, ser apoiada em Big Data e Analytics. Transformação digital impulsionada pela IoT A IoT permite que tudo esteja conetado. Desta forma, é também possível entrar na mente do cliente, além de mudar a forma como o dia-a-dia funciona ao ajudar a criar cidades mais eficientes. Estima-se que em 2020 existam mais de 50 bilhões de IoT Sensors e mais de 200 mil milhões de "coisas" na Internet em 2030. Máquinas inteligentes e de Inteligência artificial Dentro em breve, as máquinas serão capazes de aprender e se adaptar a ambientes. Por enquanto, a inteligência artificial faz apenas parte de alguns filmes de ficção científica, mas a cada dia está a tornar-se uma realidade, e a CIONET vai mais longe, referindo mesmo que as máquinas de aprendizagem avançada vão substituir postos de trabalho de baixa qualificação, sendo a inteligência artificial capaz de trabalhar em colaboração com “profissionais humanos” para resolver problemas muito complexos. “É urgente terminar com os silos - o papel do CIO mudou dramaticamente ao longo da última década. Com o aparecimento de novas funções como o Chief Digital Officer estamos a assistir a um aumento das necessidades de lidar com a mudança, que é tecnológica, mas acima de tudo, cultural. Acreditamos que estes nove pontos serão essenciais para as empresas que no próximo ano queiram acompanhar o mercado, e estar mesmo um passo à frente da concorrência”, comenta Rui Serapicos, managing partner da CIONET. |