2016-5-27
De acordo com a Gartner, o mercado global de software CRM cresceu 12,3% em 2015
As vendas de CRM atingiram os 26,3 mil milhões de dólares em 2015, uma subida de 12,3% face aos 23,4 mil milhões alcançados em 2014, segundo revela agora a Gartner. "A atividade de fusões e aquisições que começou a fluir através do mercado em 2009 continuou em 2015, com mais de 30 aquisições notáveis", indica Julian Poulter, research director na Gartner. "Isto resultou num aumento da competição nas gamas mais altas do mercado de CRM, com o foco contínuo da força de vendas dos fabricantes globais a conduzir a um crescimento global sustentável em todos os segmentos de CRM, mas apenas para aplicações de cloud ou Software-as-a-Service (SaaS)". Assim, os cinco principais fabricantes de software de CRM alcançaram mais de 45% do mercado total em 2015. Os mesmos fabricantes não obtiveram alterações significativas face a 2014, embora a Adobe tenha substituído a IBM no quinto lugar, ao continuar a liderar o segmento de CRM marketing, com uma aposta em agências de marketing e nos chief marketing officers. "O crescimento do CRM deve-se às receitas da cloud, que no que toca às aplicações utiliza o SaaS como principal modelo de entrega", salienta Julian Poulter. "As receitas de SaaS cresceram 27% ano após ano, mais do que o dobro do crescimento geral do mercado de CRM. As receitas das novas licenças on-premises caíram 1% no mesmo período". O Salesforce continuou a liderar o mercado de CRM em 2015, com 19,7% do mesmo. Embora domine os segmentos de customer service e suporte, o Salesforce já arrecadou o terceiro lugar no que diz respeito às receitas do segmento de marketing, o que está a crescer mais rápido entre o top cinco. A nível geográfico, a moeda continuou a ter impacto na EMEA, onde os resultados globais foram baixos em empresas onde as receitas se baseiam no dólar americano. As empresas cujas receitas são inteiramente em euros, tais como a SAP, registaram um crescimento mais baixo em dólares correntes, de 0,6%, mas em moeda constante verificaram um crescimento de 12,8%. Gastos com Software de CRM por fabricante e receitas totais globais em 2015
Fonte: Gartner (maio 2016) |